sábado, 30 de agosto de 2008

E tal como em todas as outras semanas...

... o Euromilhões foi parar às mãos de um desconhecido qualquer.
O Sr. desconhecido vai chegar à escola e deparar-se com um horário de três turmas de 7º, duas turmas de 8º, três turmas de 9º e uma direcção de turma. Não sei se achará muita piada a tantos níveis quando conhecer verdadeiramente os miúdos...
Estou chateada porque é a primeira vez que queria verdadeiramente ficar na mesma escola. Estou chateada porque queria os 'meus meninos' outra vez. Vou ter saudades do meu 7ºC. Vou ter saudades do que não farei com a I. Da paisagem que não terei. Do caminho que não percorrerei. Vou ter saudades do futuro.
Restam-me as colocações cíclicas que me arrastarão sei lá para onde. E isto que a Srª ministra não tiver decidido acabar com elas de vez e passar apenas à oferta de escola onde andarei de porta em porta com um currículo de 10 anos atrás pedir batatinhas...
Já nem sei porque me ralo se é o mesmo todos os anos. Ao fim de 10 já devia estar habituada.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Desejos...

402722...

Era o 'meu Euromilhões' para esta semana.
Não queria mesmo mais nada (hoje, claro!)
Lá se foi o tempo em que dia 29 significava 5 minutos após a meia noite do dia 28.
São quase 5 da tarde e resultados nada... Oh Milú, tás a falhar, minha! Olha lá a avaliação!
Que raiva! Quem é que me livra desta ansiedade?!

10 da noite e nada... Brincar com a vida dos outros é giro...

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mitos urbanos


Aqui há pouco tempo disseram-me que conduzir de 'chinelos' (ou com qualquer calçado que não contornasse o tornozelo) dava multa.
Duzentos e cinquenta euros, afiançavam-me!
Eu até acreditei. Ao ponto a que as coisas chegaram neste país, achei verosímil a existência duma tal disposição legal.
Com valor atribuído e tudo o que é que queriam?! E se até tinha acontecido a uma amiga...
De qualquer modo, como sou teimosa (para não dizer pior) resolvi procurar mais informação... Isto porque eu até ando com a bela da chinela por aqui. E este ano até é fucsia para condizer com a minha canochita 'mais-que-tudo', viciada em tudo o que é rosa.
Respira-se de alívio por aqui... Ao menos esses 250€ não me levam!

Hoje é o tal dia...


Aquele pelo qual espero todos os anos e que dita a minha vida no ano seguinte.
Aquele em que ninguém me pode dizer nada sem que leve uma resposta que não tem nada ver com o que me perguntou... (aproveitem!)
Aquele em que eu passo o dia a abrir a net de 5 em 5 minutos com receio que 'saia alguma coisa' antes da meia noite e eu sem saber...
Falta muito para amanhã?

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Uma semana

Uma semana no sul só para gozar os pintinhos e o +1, desanuviar a cabeça, descansar e ler. Uma semana para desligar e não pensar no dia 29 (em que saem as colocações).
Este ano tenho lido muito pouco. Ainda nem aos 20 cheguei quando tenho anos que passo dos 30 livros. Para 7 dias de férias só vou levar 3 comigo:
*The Tea Rose, Jennifer Donnelly (592 pags)
Nada de leituras complicadas. Só mil e trezentas páginas para entreter um pouco, debaixo do chapéu e com o 50+ (sim, os 'banhos de sol' e eu não combinamos lá muito bem) enquanto os miúdos gozam as delícias duma piscina grande...
Até já.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pérolas #2

A Terra vira-se nela mesma,
e esse difícil movimento chama-se arrotação.

sábado, 2 de agosto de 2008

O que eu queria mesmo, mesmo...

Era dar assim um salto para o dia 29, "sem passar na casa de partida e sem ganhar 2 contos". Isto porque, tal como há dez anos para cá, chega o mês de Agosto, entra tudo em férias e eu entro no desemprego...
Gostei muito da escola onde estive colocada este ano e gostava de lá voltar a ficar. O espaço físico é muito bonito, miúdos fáceis e difíceis sempre haverá em todo o lado e, pela primeira vez em 10 anos, tenho uma colega de departamento com quem posso ter 'conversas de jeito', sobre tudo e sobre nada (leia-se 'de trabalho e o que mais nos apetecer) sem me sentir julgada.
Como tal, até saber se e/ou onde ficarei para o ano que vem, Agosto arrastar-se-á indeterminavelmente...
Consolam-me os meus pintinhos que estão cada vez mais lindos (e grandes) e cujo amor que me retribuem é imensurável e o meu +1 cuja presença ocupa já quase metade de toda a minha vida.
Ah, e já agora também queria riscar o dia 21 do calendário, ok? Sim que isto de entrar nos 40 tem que se lhe diga!
:p

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Pérolas #1

O cérebro humano tem dois lados,
um para vigiar o outro.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

"Aula" de hoje:

Ou o teu Departamento curricular 'tem peso' junto do Conselho Executivo ou jamais passarás do Bom.
Escrevam...
;)

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Os meus dias...

...quando não tenho serviço na escola...
:P

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O Regresso, Victoria Hislop

Chegará às livrarias a 14 de Julho, 'O Regresso' de Victoria Hislop.
Depois de 'A Ilha', publicado em 2006, esta jornalista volta, desta vez, com a Guerra Civil Espanhola.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Parabéns Marc Chagall!

Weeeee, um viva para o senhor Moishe Zakharovich Shagalov que faria hoje 121 anos de vida!
Obrigadinha, ó Google, por não nos deixares esquecer. :)




The Promenade, 1917.
Óleo sobre tela
State Russian Museum, St. Petersburgo, Russia)



O estilo romântico e alegórico é típico de Marc Chagall. As suas obras são visões místicas e sonhadoras, repletas de símbolos e referências à educação judaica tradicional que Chagall recebeu na Rússia. A natureza da grande maioria das suas obras é indefenível, enigmática, remetendo para o mundo dos sonhos e do subconsciente. Tendo vivido em Paris entre 1910 e 1914, foi inicialmente inflenciado pelo Cubismo, mas manteve um estilo único, desafiando a categorização da sua obra em qualquer movimento artístico. Foi um artista incrivelmente prolífero e talentoso, produzindo vitrais, mosaicos, tapecarias e cenários, além sa sua extensa obra de pintura. Marc Chagall nasceu em Vitebsk (Bielorrússia) em 1887 e morreu em Saint Paul de Vence (França) em 1985.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Vendo...

...Relatório de
Auto-Avaliação de Desempenho.
Professora-cobaia do processo
de avaliação de professores,
vende relatório pela melhor oferta.
;)

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Euro 2008 - Y viva España!

Que Viva España
La gente canta con ardor
Que Viva España!
La vida tiene otro Sabor
Y España es lo Mejor!
Que España es la Mejor!
Olé!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

*suspiro*

Porque é que os miúdos empenham-se cada vez menos, sabem cada vez menos e as minhas reuniões são cada vez mais e maiores?
Ontem, só para três reuniões, estive 9 horas sentada... NOVE HORAS...
Hoje tenho mais duas. Lá vou estar sentada das 13 às 19h. Se ainda me dói 'a almofada' como é que vou aguentar com mais as 6 horas de hoje?!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

O país a saque...

Talvez haja quem ainda não se tenha apercebido que sete mil militares da GNR (sim, leram bem são mesmo SETE MIL) estão destacados para guardar e entregar os Exames Nacionais do Secundário que começaram na 2ª feira.
Para garantir a igualdade de acesso a todos os alunos os exames não podem ser guardados nos cofres das escolas e por isso todas as manhãs (e tardes em que há exames), lá segue a carrinha da GNR, fortemente armada, a entregar os envelopes ao Secretariado de Exames de cada escola que os realiza...
Os envelopes são plásticos e selados a quente, cada um com 20 exames dentro, com folha de registo de quem embalou e controlou e relatório de quem (já na sala de aula e à hora certa) recebeu e abriu o envelope... não vá ter-se 'perdido' algum pelo caminho e lá se ia a igualdade de acesso...
Esta situação tem quase laivos de anedota já que é, de facto, a maior operação do ano realizada pela GNR que, nesses dias, tem MESMO de se dirigir aos locais estabelecidos e A HORAS.
Os gangues ainda não perceberam que a estas horas o país fica a saque ou que abalroar uma única dessas carrinhas se tornaria num desastre nacional... Tch tch...

terça-feira, 17 de junho de 2008

1.6 milhões de euros...

...é quanto o país vai gastar para corrigir os cerca 326 245 exames nacionais do Ensino Secundário que começam hoje a ser realizados.
Em ano de eleições imagino que isto seja uma grande despesa. De certo que, nessas circunstâncias 'a nossa ministra' irá arranjar uma forma brilhante e menos dispendiosa de os corrigir... Assim tipo mandá-los escada abaixo por um qualquer lanço de 20 degraus da Assembleia da República, não?
Não sei aliás é como é que ela ainda não se lembrou de criar uns Centros Oficiais (exclusivos) de Explicações, patrocinados pelo seu Ministério, já que é sabido que com mais de 257 mil alunos propostos para exame, os níveis de ansiedade fazem os jovens recorrer, intensivamente a este serviço privado, nesta altura do ano, para os pais terem paz de espírito e o assegurarem aos seus descendentes.. Com sessões individuais e/ou mensalidades que oscilam entre os 50 e 500 euros vejam lá o que ela iria encaixar!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Tremoço!

"Os tremoços são as sementes das plantas fabáceas conhecidas como tremoceiro, pertencentes ao género Lupinus e usadas na fixação de azoto nos solos. A sementinha, de cor amarela, não tem aproveitamento agrícola e é geralmente vendida em jarras ou potes e em conserva, salgados, para serem consumidos frescos como petisco ou aperitivo". Isto é o que diz a Wikipédia mas fica muito aquém de fazer justiça ao Sr. Tremoço!

Pois saibam que o tremoçeiro é o melhor fertilizante das terras de agricultura. No nosso país muitos dos homens que cavam a terra, não sabem o que é isso do nitrogénio, mas sabem que a seguir à colheita da batata o que se semeia é tremoço! E porquê? Ora, porque sim, pronto! Quando o tremoceiro está em flor arrancam-se da terra, cavam-se valas e enterram-se os ditos no solo que ficará assim enriquecido de nitrogénio.

Outra coisa que a Wikipédia não sabe (ou não diz porque 'não interessa saber') é que o tremoço tem mais cálcio e mais proteínas que o leite, não é um sub-produto dos antibióticos e anabolizantes que as vacas recebem, não contém litros de água oxigenada utilizada para neutralizar os anteriores e, consequentemente, é muitíssimo mais saudável.

À 'dieta' cá de casa (da qual não faz parte o leite), juntar-se-ão agora, em mais quantidade, os tremoços, pois!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

10 litros de gasóleo...

... foi tudo o que o meu +1 conseguiu arranjar, ontem, por volta das 11 da noite e depois de um dia muito cansativo.
O 'meu' carro já não podia deslocar-se sozinho à bomba sob o risco de ficar por aí parado se tivesse de andar a dançar o tango entre uma e outra estação de serviço e ele aproveitou para pôr gasolina no carro dele e trazer um jerrican* (linda palavra! lol) com 'alguma coisinha' para mim.
Oh, que rica prenda! Tenho gasóleo para ir trabalhar hoje e amanhã e para se precisar ir a algum lado no weekend... Para a semana logo se verá...
* Jerrican - O jerrican foi inventado pelos italianos em África e adoptado pelo exército alemão, na 2ª guerra, como contentor de combustível. Feito em metal resistente, com três pegas para um manuseamento mais fácil por uma ou duas pessoas e com um bolsa de ar que lhe permitia flutuar, o jerrican era de uma qualidade superior em relação aos contentores dos aliados. Estes preferiam usar os que capturavam aos alemães em vez daqueles que fabricavam. Chamavam-lhe Jerry Can (Jerry=Alemão; Can=lata, vasilha) ou a lata dos alemães. Os alemães, esses, claro que tinham para o dito contentor um nome muito mais fácil: Wehrmachtskanister! Ora pois!

Pim


Há vitórias que dão tabalho!
Primeiro lugar no Grupo A.
Está garantida a presença nos quartos de final!

7 minutos: Numa jogada conduzida por Cristiano Ronaldo, tabela com Nuno Gomes, Petr Cech consegue a defesa, mas Deco surge na recarga para marcar o primeiro...
63 minutos: Ronaldo marca golo depois de um grande passe de Deco a servir o extremo da melhor forma...
90 minutos+1: Quaresma faz o terceiro golo numa jogada de contra-ataque...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Olha que lindo...

Hoje já não tive carro para ir trabalhar.
Com o fim de semana, o feriado e o facto de, cá em casa, mal vermos televisão, não me apercebi nem da gravidade da situação nem do ponteiro do depósito...
Hoje de mahã, quando saí, andei de bomba em bomba. Gasóleo nicles...
Antes que ficasse empanada de vez acabei por voltar a casa pedir ao +1 que me levasse no 'carro dele' à 'minha' escola. No regresso lá me arranjaria. E assim foi.
Amanhã estamos na mesma. Transportes públicos e 4 km a andar.
Oh, que rica vida!
Se a situação continuar para a semana quero ver como vai ser com os exames nacionais do secundário...

Busy...

Não tenho tido possibilidade para andar por aqui.
Como final do ano a aproximar-se tenho um rol de coisas para fazer.
*Dar notas a 5 turmas;
*Ter uma reunião de quase 3 horas por cada turma;
*Fazer a Avaliação Final do Projecto Curricular da minha direcção de Turma;
*Fazer o relatório do Desenvolvimento Curricular da turma;
*Fazer ao relatório completo da Direcção de Turma para o 'passar' a quem herdar a turma no próximo ano;
*Organizar, seleccionar trabalhos e montar três exposições. Uma no Centro de Recursos (a do Concurso de Banda Desenhada), outra nas vitrines (as ilustrações desenvolvidas conjuntamente com Língua portuguesa para o livro 'O Gato Malhado...') e a exposição final de trabalhos de Educação Visual;
*Ajudar a Coordenadora dos Directores de Turma a re-elaborar documentos para ainda irem a pedagógico;
*Vigiar os exames do secundário;
*E, como sou contratada (há 10 anos, pois!) e serei das poucas a ser avaliada, ainda tenho de fazer o meu relatório de auto-avaliação e organizar um portfólio com tudo o que fiz este ano para uma 'entrevista'...
Falta-me qualquer coisa de que agora não me estou a lembrar mas é pouca coisa, não?! Este post é mesmo só para me ajudar a lembrar o que tenho para fazer...
:P

sábado, 7 de junho de 2008

Pim!



Ah, grande Pepe!
Ah, Meire-e-e-e-e-les!
:)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

6 de Junho

"Insuperável pintor de retratos", Diego Velázquez nasceu hoje, há 348 anos atrás...


É um dos meus preferidos e eu voltarei com mais desenvolvimento...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Nem mais...


quarta-feira, 28 de maio de 2008

Melhores tempos...

Apesar do ano não estar a ser extraordinário, economicamente falando, ainda vamos fazendo balanços positivos. O horário é reduzidíssimo (e o consequente ordenado também) mas estou muito mais próximo de casa, a paisagem é linda, vamos equilibrando os gastos e estou mais tempo com os meus pintinhos.
O Concurso de Professores está a ser, este ano, uma agradável surpresa. Primeiro porque pela primeira vez estou numa escola que me deu correctamente todas as informações que eu precisava e só isso levou embora metade do stress e, segundo, porque agora é que (penso eu de que...) vai valer a pena o esforço e as noites mal dormidas do ano lectivo anterior.

É que publicadas as
Listas provisórias de ordenação do concurso à contratação, constatei que subi do lugar 1306 para 138. Weeeeeeeeeeeeeeeeeee

E sim, a lista é NACIONAL o que quer dizer que, o meu lugar é bom pois, de certeza, que os 137 que estão à minha frente não serão aqui todos meus vizinhos e, por isso, não vão todos escolher as mesmas escolas que eu.

Esperemos...

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Sometimes...







Tão somente...
;)

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ideias...

Nos dias em que estou mais cáustica tenho vontade de pôr os meus alunos a elaborarem cartazes com as mensagens transcritas abaixo, sobre o que eles NÃO aprendem na escola. Podia ser que pelo menos uma das regras atingisse 'qualquer coisa'.
Na internet especulou-se que elas teriam sido proferidas numa conferência que Bill Gates fez numa escola secundária mas que não são da sua autoria e sim um excerto do livro "Dumbing Down our Kids", escrito por Charles Sykes. O seu a seu dono (não tendo o livro eu também não posso verificar a veracidade de uma ou outra fonte) e o que interessa mesmo aqui são as ditas:

RULE 1
Life is not fair - get used to it.

RULE 2
The world won't care about your self-esteem. The world will expect you to accomplish something BEFORE you feel good about yourself.

RULE 3
You will NOT make 40 thousand dollars a year right out of high school. You won't be a vice president with car phone, until you earn both.

RULE 4
If you think your teacher is tough, wait till you get a boss. He doesn't have tenure.

RULE 5
Flipping burgers is not beneath your dignity. Your grandparents had a different word for burger flipping they called it Opportunity.

RULE 6
If you mess up, it's not your parents' fault, so don't whine about your mistakes, learn from them.

RULE 7
Before you were born, your parents weren't as boring as they are now. They got that way from paying your bills, cleaning your clothes and listening to you talk about how cool you are. So before you save the rain forest from the parasites of your parent's generation, try delousing the closet in your own room.

RULE 8
Your school may have done away with winners and losers, but life has not. In some schools they have abolished failing grades and they'll give you as many times as you want/need to get the right answer. This doesn't bear the slightest resemblance to ANYTHING in real life.

RULE 9
Life is not divided into semesters. You don't get summers off and very few employers are interested in helping you find yourself. Do that on your own time.

RULE 10
Television is NOT real life. In real life people actually have to leave the coffee shop and go to jobs.

RULE 11
Be nice to nerds. Chances are you'll end up working for one.



O que vale é que nem todos precisam de as interiorizar. Ainda há uns quantos "que fogem à regra"... Cada vez menos, mas ainda há. :)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Moi, hoje...


Uma brincadeira só para desanuviar e antecipar a desejada Primavera (Hello, São Pedro? Não está na hora?!), num dia 'light' em que sou vou à escola para ter reuniões...

Bonequita criada na Bless this Chick.

terça-feira, 13 de maio de 2008

A escola (again)

Gosto da escola onde estou este ano.
Gosto do espaço físico, gosto dos colegas e gosto das condições mas os miúdos são difíceis. Muito complicados mesmo. Nem em Setúbal, no bairro da Camarinha ou encostada à Bela Vista eu tive miúdos assim. O desinteresse é generalizado e uma perspectiva de futuro é coisa que não existe.
Leccionando uma disciplina com pouca carga semanal (90min) açambarco o 3º ciclo e os resultados globais são assustadores. As disciplinas que dão trabalho são as que interessa riscar do mapa. Tenho um 8º ano com 52% de negativas a Matemática e a História e 44% de negativas a Francês. Tenho outro com 36% de negativas a Matemática e 33% a História e, o melhorzinho, tem 27% de negativas a História. Nos 7ºs, que chegaram agora fresquinhos a esta escola, o panorama não é melhor. Um tem 26% de negativas a Matemática, outro tem 30% de negativas a Português e outro tem 53% de negativas a Matemática e 30% a Geografia. Há para todos os gostos, portanto. Trabalhar é que não até porque a razão está sempre do lado deles... O que os professores dizem não interessa, os planos de recuperação e acompanhamento são 'para inglês ver', e os TPC dão muito trabalho a fazer.
Faltas são mais que muitas, tenho 9 miúdos de duas turmas suspensos de 1 a 5 dias, os pais primam pela ausência e miúdos com 6 negativas ainda acham que um milagre qualquer os vai fazer passar de ano...
Um bela perspectiva de futuro, claro. Para eles e para o país...
Tenho alturas em que penso se vale mesmo a pena o meu esforço...

terça-feira, 6 de maio de 2008

Projectos...

... em que me apetecia mergulhar de cabeça. Noutras cores e com algumas modificações...


domingo, 4 de maio de 2008

Dia da Mãe

Agradecida e embevecida pelos miminhos com que fui presenteada durante todo meu dia de hoje, o meu 9º Dia da Mãe, aqui vai um resumo de TUDO o que eu disse, digo e direi aos meus filhos...
I'm the mom, the mom, the mom, the mom!
Enjoy.
;)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

René Aubry

É o compositor de quem tão bem falei no post anterior que até me esqueci de referir o seu nome. Aqui fica mais uma musiquita: Salento, do álbum Plaisirs D'amour. (Obrigada Sr. Buzas).
:)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Descobertas

Graças à professora de Ballet da minha filhota descobri um compositor francês que tem acompanhado os meus dias de trabalho por aqui. Já compôs para coreógrafos como Pina Bausch, Carolyn Carlos ou Philippe Genty e a sua primeira actuação em palco foi conjunta com Philip Glass, Nusrat Fateh, Ali Khan e David Byrne o que atesta muito em seu favor. A banda sonora dos filmes "Malabar Princess", "Killer Kid" e "La Révolte des Enfants" são também assinadas por ele.
O CD que tenho (Plaisirs d'amour) é suave, calmante, hipnótico e deixa fluir os nossos pensamentos livremente. Gosto particulamente da música 1 (Salento) e da 13 (Flow).
Deixo-vos a única música que encontrei dele, no YouTube.
Recomendo! :)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Spring time, at last...

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades".
(Luís Vaz de Camões)

Já que ainda não me consegui decidir a mudar de 'armas e bagagens' para outra "localização" (mais por falta de tempo que de vontade), apetecia-me há muito, lavar a cara por aqui. Tal como com as limpezas de Primavera, hoje houve arrumações e renovações por aqui.
Tudo graças à
Alex (OBRIGADA, Amiga!)
Ficou lindinho.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

23 de Abril


O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca, um LIVRO.


Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.


Partilhar livros e flores, nesta Primavera, é pois prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão. Partilhar livros é partilhar amigos!

Tenham um feliz Dia Mundial do Livro!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Que sociedade construímos nós?

O vídeo tornado público por altura da Páscoa, no qual se poder ver uma professora a ser humilhada por uma aluna, perante uma plateia delirante e sardónica que assiste passiva àquele triste espectáculo, demonstra que algo vai mal, não apenas nas escolas, mas também na nossa sociedade. Este é um assunto complexo e tem na sua origem várias causas que não se resolvem apenas através da intervenção do poder político.

A desautorização dos professores e a demissão dos pais do exercício da sua autoridade educativa, para além de conduzir a atitudes e comportamentos anti-sociais, proporciona a estruturação de personalidades imaturas e com falhas na adaptação social.

Verificamos que na educação das crianças e dos jovens há cada vez mais uma ausência de limites. Existe, por vezes, a noção errada de que a tolerância é o maior dos bens e que os limites, impostos pelas regras, são actos de repressão. Porém, a permissividade excessiva e a ausência de limites na educação são também provas de desamor e de abandono. Neste contexto, a família tem um papel fundamental. Educar obriga muitas vezes a dizer "não" e isso leva muitas vezes a reacções, do lado dos filhos, que são difíceis de presenciar. Evidentemente que muitas vezes torna-se mais fácil dizer "sim" do que ter que lidar com uma briga ou um amuo. Mas quem disse que educar não dá trabalho?

Uma das consequências da ausência de limites na educação é a falta de capacidade para lidar com a frustração. Estes jovens tornam-se impulsivos, incapazes de esperar, procurando a todo o custo a gratificação imediata e a satisfação dos seus desejos. Não é pois de estranhar que, diante uma contrariedade imposta por um professor, a agressividade surja como uma reacção natural.
É curioso constatar que − ao contrário daquilo que seria de supor − o excesso de tolerância na educação das crianças e dos jovens, transforma-os precisamente em indivíduos pouco tolerantes. Para se viver em sociedade é necessário aprender regras, é necessário perceber que a minha liberdade termina quando atinge a liberdade do outro. Por isso, a inexistência de normas e limites incita ao individualismo e a um narcisismo intolerável.

A capacidade de ouvir o outro também se aprende. Com efeito, para assistir convenientemente a uma aula é necessário que haja quietude e silêncio. Ora, uma grande parte dos nossos jovens não suportam o silêncio. Num mudo repleto de estímulos e de excesso de comunicação, os jovens não conseguem largar o telemóvel, não sabem estar consigo próprios, receando o vazio da solidão.
Para alguns jovens, os professores − tal como os pais – são vistos como figuras autoritárias, repressoras e desprezíveis. Esta atitude pueril reflecte uma falta de interesse e um desdém pelo conhecimento que a educação proporciona. Na verdade, muitos são incapazes de compreender que é o seu próprio futuro que está em jogo. De resto, esta imaturidade transfere-se para a vida adulta, levando a que se tornem adultos inconstantes, inadaptados, revoltados, atribuindo frequentemente à sociedade as razões do seu infortúnio.

Fala-se muito na necessidade de educação sexual nas escolas, mas fala-se pouco de educação cívica. Esta é uma matéria na qual a escola tem uma palavra a dizer. Penso que deveria obrigatoriamente fazer parte da formação dos jovens nas escolas uma experiência de voluntariado. De outro modo, como é que será possível criar uma consciência social nos jovens, se não se integra a solidariedade como um elemento da sua formação? Esta falha formativa pode criar uma "infantilização da sociedade", em que o Estado é visto como uma espécie de pai que tem que nos proteger, garantir todos os direitos, e o único responsável pelo nosso destino.

Os jovens estão cada vez mais afastados da religião e das ideologias políticas. Há uma pressão enorme, por parte da sociedade, para o consumismo e para o hedonismo. Todavia, sabemos que o Homem tem outras aspirações, além dos aspectos materiais e da procura da satisfação dos desejos imediatos. Existem outros valores que devem ser ensinados e transmitidos aos nossos jovens. Mas, infelizmente, vivemos cada vez mais numa sociedade light, na qual vinga a cultura da superficialidade, a procura do prazer imediato e o individualismo.

Os alunos, os professores e a infantilização da sociedade, Pedro Afonso (Psiquiatra)
In Jornal Publico - 02 Abril 2008

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Cada vez mais...

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.".
(Clarisse Lispector)

sábado, 5 de abril de 2008

“O debate público sobre educação está saturado de evidências, alimentadas fundamentalmente por quem nunca entrou numa sala de aula… a não ser como aluno. Todos têm certezas sobre tudo”.
António Nóvoa
in "Da vida na escola – histórias com crianças dentro".
Porto: Asa (2006)

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Curtas e secas #2



Num exame de Química:
- Qual a diferença entre solução e dissolução?

Resposta do aluno:
- Se colocarmos um membro do governo em ácido sulfúrico e esperarmos que se dissolva, temos uma dissolução; se fizermos o mesmo com o governo inteiro obtemos a solução...





Manoel d’ Arriaga,
Litografia colorida de Rafael Bordalo Pinheiro
Publicada no "Álbum das Glorias" em Junho 1882

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Precisam-se de mais mães assim!

Ontem tive uma experiência nova.
Em 10 anos de serviço nunca tive uma turma tão má como um oitavo ano que tenho este ano. Os miúdos, individualmente, são amorosos. Gosto de todos e gostava de conseguir chegar mais a eles, coisa que é muito difícil quando se dá uma disciplina (90minutos) que aparece uma vez por semana no seu horário. Em grupo são uma desgraça.
Regras não há. Respeito uns pelos outros é coisa da pré-história. Um é hipercinético, dois são hiperactivos, metade apresentam uma constante expressão entediante de "Oh Setôra, despache lá isso" e o silêncio de outros dois incomoda-me...
Na reunião do final do segundo período pedi, ao Director de Turma, a data da reunião com os Encarregados de educação porque eu queria estar presente. Queria ver o 'lado de lá' para tentar perceber o que se passa com estes miúdos. Quando me 'chegou' a pauta da turma às mãos verifiquei sem surpresa que havia 13 negativas a matemática, 11 a francês, 13 a história, 10 a geografia, 6 a Ciências, 8 a Físico-química, 5 à minha disciplina, 5 a Inglês... Duma turma de 26, 8 têm notas para reprovar o ano neste momento.
Ontem estive com os pais das 18:30 às 21:30. Eu, o professor de Geografia (que é o director de turma) e a professora de matemática. Tive pena que não viessem mais professores da turma mas compreendo-os perfeitamente. 3 horas extra, à noite, vezes 6, 7, 9 ou 11 turmas é incomportável...
Bom, dos 26 alunos apareceram 15 mães (curioso que embora a maioria os miúdos reconheçam mais autoridade aos pais, são sempre as mães as Encarregadas de Educação). Também tive pena que não viessem mais, sobretudo porque, como de costume, aquelas que mais falta lá fazem são as que nunca aparecem...
Gostei bastante de falar com todas, abertamente. Acredito que custe muito ouvir e tomar consciência de que os seus filhos são sejam exactamente o que elas pensam e desejam quando não se encontram debaixo da sua alçada mas é delas que precisamos se queremos chegar a algum lado. Numa altura em que a opinião pública considera que tudo o que acontece é por culpa dos professores, gostei que elas tivessem assentido que este é um trabalho conjunto e que não cabe unicamente aos professores motivar, interessar e fazer trabalhar os alunos quando a estes nada interessa.
Foi muito bom. Uma experiência a repetir.

Ámen!

segunda-feira, 31 de março de 2008

Era um atestado médico para Portugal, se faz favor...

Imaginem que são professores.
Imaginem que é dia de exame do 12º ano e foram convocados para fazer uma vigilância.
Agora continuem a imaginar...
O despertador avariou durante a noite (faltou a luz, por exemplo). Ou ficaram presos elevador. Ou o seu carro não tinha bateria. Ou o seu filho, já à porta do infantário, vomitou o pequeno-almoço em cima da sua imaculada roupinha. Ou, já a caminho da escola, a GNR mandou-o parar só para verificar se tem o seguro e a inspecção em dia e atrasou-o.
Teve, portanto, de faltar à vigilância (mesmo que só fosse um atraso de 5 minutos é o equivalente a uma falta, na vida de um professor...)
O exame será realizado na mesma e você há-de ser substituído por algum professor suplente (convocado para o efeito) mas, VOCÊ tem falta, claro.
Ora esta coisa de um professor ficar com uma falta injustificada, ao contrário do que muita gente pensa, é complicada. TEM de justificá-la. A questão agora é: COMO justificá-la?
Passemos então à parte divertida...
A única justificação aceite, NESTA profissão, para o facto de ficar preso no elevador, do despertador avariar ou de não poder ir para uma sala do exame com a camisa vomitada e malcheirosa, é um atestado médico.
Qualquer pessoa com um pouco de bom senso percebe que quem precisa aqui do atestado médico será o despertador ou o elevador. Mas não. Só uma "doença" poderá justificar a sua ausência na sala do exame e, portanto, você vai ao médico.
A partir deste momento, a situação deixa de ser divertida para passar a ser hilariante...
Chega-se ao médico com o ar mais saudável deste mundo (assim tipo com o sorriso de Jorge Gabriel misturado com o ar rosado do Gabriel Alves e a felicidade do padre Melícias).
A partir deste momento mágico, gera-se um fenómeno que só pode ser explicado através de noções básicas da psicopatologia da vida quotidiana (os mesmos que explicam uma hipnose colectiva em Felgueiras, o holocausto nazi ou o sucesso dos programas televisivos de faca e alguidar)...

O professor sabe que não está doente.
O médico sabe que você não está doente.
O presidente do conselho executivo da sua escola sabe que você não está doente.
O director regional sabe que você não está doente.
O 'Ministério da Educação' sabe que você não está doente.
O próprio legislador, que manda um professor que fica preso no elevador apresentar um atestado médico, também sabe que o professor não está doente.


Ora, num país em que isto acontece, em que isto TEM de acontecer só pode estar doente. Um país assim, onde a mentira é legislada, só pode mesmo ser um país doente...
Vamos lá ver, a mentira em si não é patológica (até pode ser racional, útil e eficaz em certas ocasiões) o que já será patológico é o desejo que temos de sermos enganados ou a capacidade para fingirmos que a mentira é verdade. E lá nesse aspecto somos um bom exemplo do que dizia o outro: "uma mentira várias vezes repetida transforma-se numa verdade". Já Aristóteles percebia uma coisa muito engraçada: quando vamos ao teatro, vamos com o desejo e uma predisposição para sermos enganados. Mas isso é normal. Sabemos bem, depois de termos chorado baba e ranho a ver o “ET”, que este é um boneco e que temos de poupar a baba e o ranho para outras ocasiões. O problema é que em Portugal a ficção confunde-se com a realidade. Portugal é ele próprio uma produção fictícia a começar pela política já que os nossos políticos são descaradamente mentirosos. Só que ninguém leva a mal porque já estamos habituados.

Aliás, em Portugal é-se penalizado por falar verdade, mesmo que seja por boas razões, o que significa que em Portugal não há boas razões para falar verdade. Se eu, num ambiente formal, disser a uma pessoa que tem uma nódoa na camisa, ela irá levar a mal. Fica ofendida. Se eu digo isso é para a ajudar, para que possa disfarçar a nódoa e não fazer má figura. Mas ela fica zangada comigo só porque eu vi a nódoa, sabe que eu sei que tem a nódoa e porque assumi perante ela que sei que tem a nódoa e que sei que ela sabe que eu sei.

Nós, portugueses, adoramos viver enganados, iludidos e achamos normal que assim seja. Por exemplo, há quem leia revistas sociais e "fique derretido" ao ver casais felicíssimos e com vidas de sonho. Pronto, todos sabemos que aquilo é mentira, que muitos deles divorciam-se ao fim de três meses e que outros vivem um alcoolismo disfarçado. Mas adoramos fingir que aquilo é tudo verdade.
Somos pobres, mas vivemos como os alemães e os franceses.
Somos ignorantes e culturalmente miseráveis, mas somos doutores e engenheiros.
Fazemos malabarismos e contorcionismos financeiros, mas vamos passar férias ao Brasil. Fazemos estádios caríssimos para dois ou três jogos em 15 dias, temos auto-estradas modernas e europeias, mas para ver passar, a seu lado, entulho, lixo, mato por limpar, eucaliptos, floresta queimada, barracões com chapas de zinco, casas horríveis e fábricas desactivadas.
Portugal mente compulsivamente. Mente perante si próprio e mente perante o mundo.
Está visto! Claro que não é um professor que falta a uma vigilância de um exame por ficar preso no elevador que precisa de um atestado médico.
É Portugal que precisa, antes que comece a vomitar sobre si próprio!

E pouco falta...

(adaptado de um texto escrito por um professor)

quinta-feira, 20 de março de 2008

*suspiro*

A Deco tem vindo a promoveu várias acções de alerta sobre os perigos da publicidade de alguns alimentos considerados (e com toda a razão) sem interesse alimentar nenhum cujo publico-alvo são as crianças, devido ao monstro da obesidade que se avizinha...
A par de informar sobre estes produtos, a Deco pretende que a publicidade que lhes é feita seja muito mais restrita ou até inexistente nos horários em que as crianças vêm televisão. Como justificação adiantou (aos microfones da SIC) que: "As crianças pedem e não é facil aos pais dizerem que não."
Isto é muito engraçado... ou seja, para resolver este problema de exercício de autoridade (ou mais propriamente de falta dele) a Deco acha que o melhor é controlar a publicidade cujo target são as crianças.
A este andamento eu acho é que não tarda vamos ver a Deco a tentar restringir a publicidade aos brinquedos, à roupas, aos livros, aos parques infantis ou ao Jardim Zoológico pois nada impedirá as crianças (peritas na matéria, diga-se) de transferirem as suas birras dos "Bollycaos" para qualquer outro objecto.
Serão mesmo as leis e as associações como a Deco que podem dizer não pelos pais?!
Estará mesmo o problema nos anúncios ou nas prateleiras dos hipermercados?
O será que um dos problemas de hoje em dia, relativamente à alimentação ou a qualquer outra coisa, está no facto de os pais não conseguirem dizer NÃO?!

sexta-feira, 14 de março de 2008

I'm so happy!

É Sexta-feira.
Tenho os 1104 trabalhos corrigidos.
Tenho as 128 notas das 5 turmas que tenho, entregues.
Já tenho as notas todas da minha direcção de turma lançadas.
Tenho o balanço do 'meu' Projecto Curricular de turma feito.
Tenho o balanço dos 9 Planos de Recuperação, da minha direcção de turma, feito.
Tenho o balanço do único Plano de Acompanhamento, da minha direcção de turma, feito.
Tenho o balanço da pauta feito.
Tenho o rosto da acta imprimido.
Só falta fazer o rascunho da 'minha' acta.
E é 6ª feira.
Ah, já tinha dito?!
É fim-de-semana!!!

quarta-feira, 12 de março de 2008

"Os professores e educadores são um grupo decisivo para o futuro do País, mais decisivo do que os políticos, técnicos e financeiros"
D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa
(declarações à Rádio Renascença, 11 de Março de 2008)

segunda-feira, 10 de março de 2008

Pois, pois, sim, sim...

"O que me convence não é a força dos números, é a força da razão",
José Sócrates,
(declarações a 9 de Março após a manifestação de professores)

Sim, Senhor Primeiro-ministro, 10.000 pessoas em 143.000 estão erradas, claro.
Aliás "esses 70% de professores" não devem saber o que andam a fazer...
E sim, sim, é mesmo a força dos números que não o convence... Ou será o tipo de números que não lhe interessam?

domingo, 9 de março de 2008

Sim, claro que estive lá...

http://www.flickr.com/photos/39199063@N00/sets/72157604097948243/



quinta-feira, 6 de março de 2008

"Numaros"

1000 euros
é quanto ganha por jogo um árbitro que apita na primeira divisão.
(in Jornal Público, 6 de Março de 2008)
Acho que vou arranjar uma ocupação nova para os fins-de-semana...

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

29 de Fevereiro

Em 1796 foi emitido o alvará de criação da Real Biblioteca Pública da Corte e do Reino, actual Biblioteca Nacional de Portugal.

Em 1940 o filme ...E Tudo o Vento levou ganhou oito prémios Óscar.

Em 1960 um terremoto destruiu a cidade de Agadir, em Marrocos, e matou aproximadamente um terço da população.

Em 1988 o arcebispo Desmond Tutu foi detido juntamente com uma centena de clérigos na Cidade do Cabo (África do Sul) durante protestos contra restrições estatais impostas às organizações anti-apartheid cinco dias antes.

Em 1988 a TSF fez a sua 1ª emissão de rádio.

Em 2004 Jean-Bertrand Aristide, presidente do Haiti, foi raptado por forças dos Estados Unidos e levado para fora do país.

Em 2008 a Cenoura fez um post no seu blog.
Aguardam-se desenvolvimentos lá para 2012... ;)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ainda o tempo... ou a falta dele.


Cada vez dou mais razão a Almada Negreiros, ou cada vez percebo melhor o que ele sentiu ao declarar: "Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida... Não chegam! Não duro nem para metade da livraria! Deve haver certamente outra maneira de se salvar uma pessoa, senão estarei perdido!"

Eu já estou 'por aí'. Não procuro propriamente a 'minha salvação' no meio dos livros mas a montanha deles que QUERO MESMO ler aumenta todos os dias. Outros há que tenho vontade reler e que não lhes posso dar ouvidos...

Recentemente comecei a fazer umas leituras conjuntas com amigas que gostam tanto de ler quanto eu e torna-se, de facto, muito agradável poder ir conversando sobre o que se lê mesmo que as opiniões não sejam as mesmas. Ler 'acompanhado' é agradável. É bom poder partilhar o que gostamos de fazer. Ao contrário do que se possa pensar não causa alguma pressão no sentido do 'ter de ler'. Nenhuma de nós 'despacha' livros até porque dos livros 'despachados' não fica cá nada e nós não os lemos só para aumentar uma qualquer lista recordista de leituras feitas mas sim por puro prazer. Quando alguma se adianta relativamente a outra(s) sempre se podem ir metendo outros pelo meio...

Neste esquema que estamos a levar a eito a empreitada de ler os 6 volumes da colecção 'Outlander' da Diana Gabaldon intercalados com os 'Mitford', da Jan Karon (uma série de 9 livros, mais levezita e cómica sobre o que se passa numa aldeia).

Como se não bastasse e porque 'temos saudades doutrso meninos' iniciaremos de seguida uma empreitada de Jane Austen. Essa sim, deliciosamente acompanhada pelos diversos filmes e séries existentes.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Como isto me entristece...

"O consumo de medicamentos para as perturbações do défice de atenção mais do que triplicou em quatro anos em Portugal"...
"O Metilfenidato é um medicamento estimulante que actua ao nível do sistema nervoso central, aumentando a atenção e concentração e reduzindo os comportamentos impulsivos"(...) que "começou a ser vendido nas farmácias portuguesas em 2004, quando antes apenas era usado a nível hospitalar. (...) Há em Portugal cerca de cem mil crianças e jovens com hiperactividade com défice de atenção". (in Jornal de Notícias)

É este o caminho?
Será que é com medicamentos que 'isto' se resolve?
O que estamos a fazer às nossas crianças?
Como isto me entristece...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Prémios para Portugal


Ao lado do The Guardian (UK), do Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung (Alemanha) e do Akzia (Rússia), o jornal Expresso acaba de receber o prémio "World's Best-Designed Newspaper", atribuído pela Society for News Design (SND), com sede nos Estados Unidos.
Nesta 29.ª edição do concurso internacional, o Expresso competiu com mais de 340 meios impressos de todos os continentes e foi galardoado com um prémio inédito para Portugal.
Segundo os jurados, o Expresso é "gentil e gracioso", "audacioso e irreverente". As "infografias surpreendentes", as "fotografias poderosas" e o "design limpo" são alguns dos trunfos que justificam o prémio.

Graças às maravilhas da internet podemos ver aqui algumas das páginas analisadas:


SND29 World's Best-Designed Newspaper (slideshow) from Society for News Design on Vimeo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Trabalhar para aquecer?

Expliquem-me por favor... Se o Tribunar Administrativo mandou notificar o Ministério da Educação na sequência da providência cautelar interposta pela FENPROF na semana passada e se, nos termos do artigo 128º do Código de Processo nos Tribunais Administrativos, "fica suspensa a execução de qualquer acto que decorra dos despachos cuja suspensão de eficácia se requereu, sendo que qualquer acto que eventualmente venha a ser praticado em execução de qualquer um dos despachos em causa é de execução indevida, logo de validade nula" porque é que eu tenho de continuar a fazer reuniões de departamento e de grupo disciplinar para estabelecer metas?

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Força, aí!

Aproveita bem o teu último dia de 'liberdade'... Amanhã começas vida nova. Força aí, Amiga!
A decisão de mudar era a mais difícil e, essa, já a tomaste!
Boa sorte!!! Gosto muito de ti.
Sim, sim, é contigo ;)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Hoje acordei assim...

a sorrir, num Verão qualquer, com menos 20 anos.
Rebelde, despenteada, de calças de ganga coçadas e sem horas para nada...
Assim tipo o alter ego da Rose is Rose.
Há dias assim, a cantar bem alto.

Enquaaaaaaaaanto vergo, não paaaaarto.
Enquaaaaanto choro não cego
Enquaaaaanto vivo não mooooooooorro
À procura do que é certo!!!!

Irrelevâncias #1

Só para que saibam...

Detesto lavar talheres. O resto da loiça nem me importo mas talheres, não!

Detesto.

Chego a interromper o ciclo da máquina de lavar duas ou três vezes só para lá enfiar mais uma faca, ou outra, ou uma colher...

Não gosto de lavar talheres. Talheres, não. Detesto.

Não sei se já tinha dito.

A bem dizer, nem sequer gosto da palavra "talheres".

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

xiiiii

Há mais de 10 anos que eu não pegava na minha caixa de aguarelas...

Hoje fui desenterrá-la numa outra caixa, debaixo da minha cama, para fazer um trabalho com o M.

Ele trazia um texto sobre a história "João e o Pé de Feijão" e o trabalho de férias do Carnaval era ler a história e fazer uma ilustração a meias com o pai ou a mãe.

Optámos por um trabalho de equipa... A mãe encontrou esta capa de dvd na net

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

*suspiro*

Não fora o Decreto-Regulamentar 2/2008 e eu até teria tempo para actualizar os blogs, ler mais e fazer as coisas que realmente tenho vontade...

Como não é passível de ser bem digerido ainda o ando a mastigar. Devagar, muito devagar ou apanho uma congestão de fundir a mioleira. Cada artigo que trinco aumenta-me a expressão de incredulidade... Nunca ouvi tantas vezes entre colegas (e com muitos mais anos de serviço do que eu) que é agora que têm de mudar de profissão. Não podem, não querem, não conseguem fazer isto o resto das suas vidas...

sábado, 19 de janeiro de 2008

'Parvas do dia'...


O soutien tem sentido de justiça ...
Oprime os grandes e levanta os caídos...

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

If I only could play guitar like this...

...my days would be brighter.
Andy Mckee

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Curtas e secas #1

'Adorei' a ideia do Manuel de Oliveira apresentar um filme sobre o Cristóvão Colombo.
Ok, eu sei que o filme não é histórico nem nem tem um carácter biográfico (é baseado no livro Cristóvão Colón Era Português, de Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva) mas o Manoel de Oliveira decerto que vai apresentar um trabalho meritório pois, com a idade que tem, deve ter conhecido o Colombo em pessoa.
Pode ser que, deste modo, ninguém adormeça a meio...
Pronto, ok, eu acho louvável que o Senhor, já com 100 anos, ainda ande a fazer filmes... mesmo que ninguém os vá ver...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Natal 2007 #2

O melhor, melhor do Natal é que, este ano, o Tempo do Natal vai até dia 13 de Janeiro.
Dia 1, deu-nos um vaip e reforçámos o stock...
Afinal Natal sem doces de Natal, não é Natal! (estas repetições são da overdose...) :P:P:P

domingo, 6 de janeiro de 2008

Natal 2007 #1

Foi bom ter uma semana de férias com os meus pintinhos.
Foi bom ficar em casa.
Com o frio com que eu andava fiz lareiras de manhã à noite e os 500 kg de lenha desapareceram...
Brincámos, descansámos, dormimos, vimos filmes.
A melhor anedota foi termos começado a ver o "Música no Coração" comigo a ler as legendas (os miúdos nunca tinham visto o filme e adoraram). Quando eles 'perceberam' que o filme 'tinha músicas' além de ler as legendas também tive de passar a cantá-las! O pai fugiu da sala mas eles 'obrigaram-me a fazê-lo até ao fim.
Acho que nunca mais encararei a Música no Coração sem me rir...
Acharam muita graça à parte em que eles se vestem 'com os cortinados'. Identificaram-se com o facto de se irem todos enfiar na cama da Maria quando trovejou. Invejaram o teatrinho de fantoches. Recearam pela família com a cena da abadia e riram-se com 'os pecados' das freiras. Feitas as contas acho que quem mais gozou fui mesmo eu que, embora tenha quase ficado rouca, os tive encostadinhos a mim aquele tempo todo.
;)



The hills are alive with the sound of music
With songs they have sung for a thousand years
The hills fill my heart with the sound of music
My heart wants to sing every song it hears

sábado, 22 de dezembro de 2007

Feliz Natal


E que 2008 traga bons acontecimentos a todos.
:)

sábado, 15 de dezembro de 2007

*suspiro*

Continuo gelada. Gelada e cansada.
Hoje, nem a tarefa de empilhar 500 kg de lenha me aqueceu. Os dias vão passando devagar e o calor não chega aqui...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Sadismo matinal...

Hoje de manhã, quando aqueci o leite dos miúdos no microondas (ok, já sei que é condenável mas é a única coisa que faço no microondas) reparei, ao abrir a porta, que tinha lá dentro uma formiga...
De olhos ainda semi fechados confesso que fechei a porta e a deixei lá ficar.
Escusam de se armar em esquisitos e sejamos sinceros... 'retirar a formiga de lá' significaria espetar-lhe com um dedo em cima, por isso qual era a diferença?!
Liguei o microondas a 750w como de costume e, ainda meio a dormir, vieram-me levemente à memória as imagens do filme 'A Mosca'. Pensei: ok, as ondas vão marar isto tudo e depois de comerem os flocos e beberem o leite os meus filhos vão transformar-se em meias-formigas e vai ser uma chatice ter de comprar tantos sapatos.
Qual não foi o meu espanto quando 2 minutos depois, bip bip, abro a porta e a formiga continuava impávida e serena... Nada de explodir, nada de fritar, nada de mudar de cor.
Já não se fazem formigas como antigamente! As cá de casa devem ser radioactivas!
Nature will always find a way...

PS - Agora posso experimentar com o vosso gato?

sábado, 1 de dezembro de 2007

Desabafos

Às vezes tenho a sensação que sou transparente e que as pessoas se lembram de mim na exacta medida em que precisam de alguma coisa.

Às vezes tenho a sensação de que se desaparecesse apenas os meus filhos iam dar conta...

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Fingers Crossed...



...for my new project.

Agora é só conseguir arranjar tempo para me sentar e rever o que escrevi...

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Yessssss!


Levei o meu velho corsa de '87 à inspecção e ele passou com "ZERO cáries"! Yeeeeeees! Menos uma preocupação...
:P

domingo, 28 de outubro de 2007


Muitos Parabéns, Amiga!

Que o dia seja muito bom e muitos happys returns!





PS-Acredites ou não e tinha 'guardada para te postar' a mesma imagem que tu colocaste no teu blog! lol

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Livros & Leituras...

Um pouco a reboque do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, referido nos últimos dias nas notícias lá surgem as estatistícas portuguesas que lemos pouco, que os homens preferem os jornais que as mulheres são quem mais lê, blá, blá, blá...
Como consequência destes resultados lá o estado dispende o que lhe apetece e tenta encher o olho ao povo, mostrando serviço feito e apresentando inovadoras estratégias... Falo do Plano Nacional de Leitura, pois claro.

O plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus. É uma iniciativa do Governo, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, sendo assumido como uma prioridade política.
Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura.
(blá, blá, blá...).

As palavras não são minhas, são extraídas da apresentação do projecto... E isto está tudo muito certo... ou, pelo menos, à primeira vista, parece.
Onde eu realmente queria chegar com este post era a um exemplo muito prático:

Um dos livros que eu mais gostei de ler chama-se "Pillars of the Earth", dum senhor chamado Ken Follett. É uma ficção histórica que se centra no século XII, em Inglaterra, onde um pedreiro persegue o sonho de construir uma catedral gótica, digna de tocar os céus e acompanha a vida na aldeia de Kingsbridge, dos seus aldeões, do prior, das lutas pelo poder, etc.

A versão original deste livro custa 4,5£ na amazon.uk.; 11,99$ na amazon.com e na fnac poderá ser adquirido por 10,69€. O que eu não consigo compreender é como é que traduzem este livro para português, editam-no em dois volumes que juntos ascendem à quantia de 40,50€ e esperam que os portugueses leiam mais?

É só um exemplo, claro, mas podia dar-vos mais cem.
Pois sim... é mesmo com Planos Nacionais de Leitura que 'vamos lá'...



PS - Só queria acrescentar que o inglês 'que tenho'
é o que aprendi na escola até ao 11º ano.

domingo, 21 de outubro de 2007

Ainda a C.I.F.

Haja ALGUÉM que partilhe da minha opinião!
[ ou o contrário, que eu partilhe a dele mas a ordem dos factores não altera o resultado]

sábado, 13 de outubro de 2007

Tenho saudades...

...de saltar ao elástico e de subir às árvores...


quarta-feira, 3 de outubro de 2007

C.I.F.

Já algum de vocês ouviu falar de
Funcionalidade, Incapacidade e Saúde?

Pois vou-vos contar... EU NÃO VOU FAZER UMA ÚNICA.
Com tanto papel que me querem impingir sobra-me cada vez menos tempo para ENSINAR.
Eu trabalho em função do processo, não em função do produto. Tenho pena que a Srª Ministra da Educação só pense nos resultados, nas estatísticas, em 'fazer bonito'. Eu trabalho com mini-pessoas, com seres vivos que pensam e que querem descobrir coisas para além dos resultados matemáticos dos exercícios. Pessoas que vivem o percurso até lá chegar e que este pode ser muito mais rico que o resultado em si.
Se a Srª. Ministra quer acabar com os alunos de Necessidades Educativas Especiais, com as aulas de apoio individualizadas, com os currículos próprios, com os currículos alternativos, com os planos educativos individuais, com a figura do Professor de Apoio, etc. e cometer a hipócrisia se querer que as escolas desenvolvam projectos de inclusão mas optar por uma política de segregação e classificar as crianças simplesmente entre deficientes e não deficientes para não ter de pensar 'nas que estão pelo meio'... não conte comigo. Cada miúdo que eu tenho 'à frente' é um miúdo.
Não vou fazer uma única CIF, garanto!

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