quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ainda o tempo... ou a falta dele.


Cada vez dou mais razão a Almada Negreiros, ou cada vez percebo melhor o que ele sentiu ao declarar: "Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida... Não chegam! Não duro nem para metade da livraria! Deve haver certamente outra maneira de se salvar uma pessoa, senão estarei perdido!"

Eu já estou 'por aí'. Não procuro propriamente a 'minha salvação' no meio dos livros mas a montanha deles que QUERO MESMO ler aumenta todos os dias. Outros há que tenho vontade reler e que não lhes posso dar ouvidos...

Recentemente comecei a fazer umas leituras conjuntas com amigas que gostam tanto de ler quanto eu e torna-se, de facto, muito agradável poder ir conversando sobre o que se lê mesmo que as opiniões não sejam as mesmas. Ler 'acompanhado' é agradável. É bom poder partilhar o que gostamos de fazer. Ao contrário do que se possa pensar não causa alguma pressão no sentido do 'ter de ler'. Nenhuma de nós 'despacha' livros até porque dos livros 'despachados' não fica cá nada e nós não os lemos só para aumentar uma qualquer lista recordista de leituras feitas mas sim por puro prazer. Quando alguma se adianta relativamente a outra(s) sempre se podem ir metendo outros pelo meio...

Neste esquema que estamos a levar a eito a empreitada de ler os 6 volumes da colecção 'Outlander' da Diana Gabaldon intercalados com os 'Mitford', da Jan Karon (uma série de 9 livros, mais levezita e cómica sobre o que se passa numa aldeia).

Como se não bastasse e porque 'temos saudades doutrso meninos' iniciaremos de seguida uma empreitada de Jane Austen. Essa sim, deliciosamente acompanhada pelos diversos filmes e séries existentes.

2 Sementes:

AnaGF 9:59 da manhã  

e aceitam inscrições?
em que volume vão do Mitford? Eu li os dois primeiros e tenho ali os volues 4, 5 e 6 em stand by, à espera de uma alma caridosa que me empreste o volume 3!

fantasma 2:21 da tarde  

Eu o Outlander não garanto que passe do primeiro ;)
Jane Austen, humm, não tenho muita paciência para ler, prefiro ver as séries e filmes, o "histórico" da coisa entra muito melhor assim :)

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP