quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Números


2ª feira. Despertador às 6:30. Miúdos fora da cama às 7. Pequeno-almoço às 7 e 30. Carro às 7 e 50. Miúdo na escola às 8 (eu só levo um, o que me fica em caminho, o +1 leva outro, que lhe fica em caminho).
17 Kilómetros, 19 semáforos e 3 rotundas depois de sair de casa, chego à escola (sim, só levo cerca de 25 minutos).
Estaciono... Entro o portão e subo 4 singelos degraus. Mais 1 e estou dentro da escola. Cinco degraus para começar. Cinco degraus estes que só voltarei a descer quando acabar o meu dia de trabalho mas que terão umas centenas de outros pelo meio.
-Bom dia Dona Noélia!
-Bom dia, Professora!

Subo 32 degraus de pedra, fresquinhos, a estrear um novo dia, entro na sala de professores e pego no livro de ponto correspondente à turma que terei ao primeiro tempo. 5 a 10 minutos para respirar fundo.
Desço os mesmos 32 degraus e 56 passos depois está feito o corredor que permeia a cantina e o bar e que tem uns 60 metros.
Subo 14 degraus. Atravesso ‘o tunel’ entre o bloco B e o C. Subo 33 degraus, viro à direita e dou mais 12 passos até à porta da sala C-302 onde dou aulas. Felizmente é a primeira daquela ponta do bloco ou teria de fazer mais 100 metros de corredor, infelizmente é longe demais para que me chegue lá a net sem fios da escola bem como o toque da campaínha... Dou aulas de janela aberta e os meus miúdos saem quando o sino da igreja toca , do outro lado do largo.

Sou contratada. Sou uma outsider. Nada se escolhe. Eu tive 'de brinde' o 3º andar... para 'sempre'... Tivesse eu apanhado o 2º e eram menos 44 degraus por cada aula. Menos 132 por dia...

28 miúdos e 90 minutos depois toca para sair. Nós já saímos. 2 minutos antes do devido pois o toque do sino não está em consonância com a campaínha da escola...
Arrumo tudo, pego nas minhas coisas, no livro de ponto e fecho a porta da sala.
Descer 33 degraus. Fazer o túnel. Descer 14 degraus. Fazer o corredor. Subir 32 degraus.

Ainda não recomposta da primeira maratona da semana e apenas 15 minutos depois, que deverão abarcar subidas, descidas, uma ida 'à casinha' e, talvez quem sabe até ao bar, toca para entrar e volta tudo ao princípio agora com novo livro de ponto...

Numa altura em que o tempo é-me tão precioso, dei-me ao trabalho de fazer contas. Num dia de aulas ‘médio’ (com 3 blocos de 90 minutos de aulas) eu subo e desço, no mínimo, 548 degraus. Isto vezes 5 dias por semana. Isto para não dizer que há dias que dou 4 blocos, ou que me esqueço de 'coisas' e que volto atrás para ir buscar fotocópias, ou que alguém trocou o livro de ponto e não dei conta, que preciso desesperadamente de um café, ouque tenho de ir à secretaria, ou, ou, ou... Isto para nem pensar que tenho 16 degraus em casa...
É preciso que não me apeteça beber nenhum café na escola DEPOIS de já estar na sala de professores (senão volto a descer e a subir 32 degraus)...
É preciso que não me esqueça de nada na sala de professores que me faça fazer o percurso inverso para lá voltar (descer 33, descer 14, subir 32, descer 32, subir 14, subir 33)...

Vem-me à memória o mini poema do brasileiro Mário Quintana e eu que nem de poemas sou!

Não desças os degraus do sonho
Para não despertar os monstros.
Não subas aos sótãos - onde
Os deuses, por trás das suas máscaras,
Ocultam o próprio enigma.
Não desças, não subas, fica.
O mistério está é na tua vida!
E é um sonho louco este nosso mundo...


PS- Ponto Positivo: deixei de pagar a mensalidade do ginásio...

1 Sementes:

Loca 9:42 da tarde  

Ah este é à minha medida.... adorei. Só a minha escola é que não tem degraus e eu sinto-me gorda que nem um pote!
:))

Bêjos

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP