Finalmente!
Pela primeira vez em 10 anos uma aplicação de jeito no site do Ministério da Educação!
Depois de 'jogarmos' ao tudo ou nada na fase de candidatura a escolas e concelhos, em Junho/Julho, e num estado quase hipnótico de desespero considerarmos a hipótese de ficarmos em qualquer-lado e com um qualquer-horário para tentar garantir um emprego no ano seguinte, eis que aparece a possibilidade de eliminarmos alguns dos códigos escolhidos e sem sequer termos de rescrever todos os que ficam para frente de modo a 'tapar os buracos' que abrimos.
Eu que, em estado de pura aflição, tinha escolhido igualmente horários de intervalo 3 (de apenas 12 a 17 horas) que me podiam sujeitar a ir parar a cascos-de-rolha para leccionar umas míseras 12 horas de aulas sem sequer ganhar o ordenado mínimo, gastar quase mais em combustível e fazer um tempo de serviço irrisório (acção da qual me arrependi no mesmíssimo momento em que acabei de submeter a minha candidatura) fiquei muito contente com o aparecimento desta aplicação.
Ainda bem que me lembrei de trazer o portátil para ver filmes nas férias (eu que estava a pensar fazer uma semana de desintoxição total de informática...) e que acabei por não resistir a dar uma olhada ao mail. Se assim não fosse não saberia desta possibilidade nem poderia ter realizado estas exclusões numa aplicação relâmpago que apareceu dia 19 e estava disponível apenas até às 18h de dia 20...
É certo que, deste modo, as colocações sairão mais tarde para poderem ter estas alterações em consideração mas a isso já estamos nós habituados. Nada de emprego antes da primeira quinzena de Setembro pois assim o Estado poupa metade de um ordenado a cerca de uns 30 mil professores. O costume.
Devia haver eleições todos os anos...
3 Sementes:
Sempre concorri assim, arriscando ficar em qualquer lado. Claro que, enquanto contratada, não se falava em horários incompletos. Era no tempo em que se fosse incompleto, a escola completava com uns apoios, umas horitas de biblioteca, uma DT,... Agora, nem saberia como concorrer. Está tão mau, a lotaria é cada vez maior. Isto tudo para dizer que fizeste bem. É melhor esperar mais um pouco e ficar mais perto. Está quase... Boa sorte!
Eu comecei há 10 anos, bell. Quando ainda existiam os mini-concursos e íamos ver os horários disponíveis que eram afixados numa escola em Setúbal (não sei de onde tu és, por aqui era assim). Nunca me completaram o horário em escola nenhuma...
A minha opção deste ano prende-se mesmo com a experiência. Agora com os profissionais, Cefs, NOs e afins há muitos horários que são aprovados ou autorizados mais tarde e as pessoas que têm ficado nas primeiras cíclicas (como eu) acabam por ficar com horários melhores do que os últimos ex-QZPs, por isso resolvi arriscar. A ver vamos!
Não são bem ex-QZP's. Eu cá ainda vou ser QZP durante pelo menos mais quatro anos, e e muitos mais. E isso é bem verdade, agora começa a altura de eu andar em pulgas a pensar que até sei que há horário aqui ao virar da esquina e não está ninguém à minha frente mas.... infelizmente pode ser daqueles que só é autorizado pelo ministério depois da colocação dos QZP, logo vai para os primeiros contratados. Já sou QZP há 12 anos, mais uns 7 anos antes, é muito tempo para continuar nesta ignorância.
:(
Boa sorte, miguita.
Enviar um comentário