quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quem diz na matemática...

... diz, infelizmente, no resto das disciplinas...

Para quem não está bem por dentro da escola nos dias de hoje eu garanto-vos que já chegámos a este estado...

1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou 80,00.
Demonstra qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )20,00 ( )40,00 ( )60,00 ( )80,00 ( )100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é 80,00. O lucro é de 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100,00.
O custo de produção é 80,00.
Se você souber ler coloque um X no 20,00.
( )20,00 ( )40,00 ( )60,00 ( )80,00 ( )100,00


Não se adiantam hipóteses para datas a partir de 2008. Sabem lá os miúdos sequer o que é um cortador de lenha quanto mais o resto.
Há uns tempos eu queixava-me a um colega de matemática, com quem partilho as turmas de 7º ano, que passei uma aula a tentar que os miúdos traçassem geometricamente a divisão da circunferência em 3, 4, 6 e 8 partes e eles não sabiam sequer pegar no compasso, na régua, fazer uma linha direita, um traçado diferenciado ou, chamar 'as coisas' pelo nome. Palavras como circunferência (bolas), raio (bocados), diâmetro (riscas), tangentes (a cena encostada), secantes (a pelo meio), hexágono (o coiso de 6) são-lhes completamente desconhecidas. Então quando peço para diferenciarem círculos de semi-círculos, de sectores circulares, segmentos circulares, zona circulares ou coroas circulares parece que falo chinês ou que acabei de chegar de outro planeta. Ele aconselhou-me a não exasperar... é que quando ele devia ter começado as equações perdeu uma aula de 90 minutos com a tabuada do 3.
Há excepções, felizmente. Cada vez menos, infelizmente.

Para quem tiver paciência eu aconselho vivamente a leitura desta crónica do escritor João Aguiar, publicada na revista Super Interessante. Muito real. Infelizmente.

3 Sementes:

Loca 4:16 da tarde  

Ainda não li a crónica mas posso-te adiantar que, depois de 2008, é muito simples: preenches a vermelho com o X o vinte e ao aluno pede-se que substituia a cor vermelha por azul.

Tristeza franciscana.
:((

NCD 4:40 da tarde  

A diferença é que daqui para a frente é assim até ao 12º ...

Cenoura 8:19 da tarde  

Loca: é preciso que eles também saibam o que é azul e, se até souberem, tens de ser tu a emprestar a caneta pois eles, podes crer, não levaram nenhuma...

NCD: Pior, vai ser muito pior...

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