quinta-feira, 16 de abril de 2009

Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

41 segundos!
41 segundos foi o que me atrasei ontem a entregar o Irs!
41 segundos que me vão fazer pagar uma multa de quê? (nem sei) 25 euros?!
Com as reuniões na escola e a semana da Páscoa a tratar da casa e das aulas para o 3º período lembrei-me lá eu que tinha o prazo de entrega do IRS a terminar!
Ontem de manhã, a caminho da escola ligo o rádio do carro para receber esta linda notícia: Tcharam! Era o último dia...
Dia feito, miúdos na cama, cozinha arrumada, papéis organizados por montinhos e lá pego eu no computador para tratar daquilo.
Uma corrida contra o tempo!
Tudo correu bem na folha inicial, a da identificação e no anexo A. Os nossos dados, rendimentos, despesas de educação, de saúde. Tudo certinho. Passamos ao anexo H...
Começa a confusão... Sabia lá eu o NIPC* do Banco onde tenho o empréstimo da casa!
Sabia lá eu o NIPC da companhia de seguros onde tenho o seguro do carro!
O NIPC do Cofre de Previdência dos funcionários Agregados ao Estado?!
O NIPC da ADSE?!
SABIA LÁ EU SEQUER QUE A ADSE TINHA NIPC!
Isto agora é cultura geral, é?! Caça aos números de tamanho 2 que aparecem nos extractos?
E depois destes nipeces todos ainda me obrigam a voltar atrás; à secção da habitação para identificar freguesia, Tipo, Artigo, Fracção e sei lá que mais! Mas desde quando é que deixámos de falar português nas Finanças?!
E desde quando é que preencher os impressos do IRS passou a ser um jogo de perguntas armadilhadas?!
Acho que perdi mais tempo à procura destas informações secundárias do que a preencher efectivamente a parte que me dizia respeito!
Corri contra o tempo e perdi...
A minha declaração lá entrou, finalmente, transpirada de tanto número e pesquisa intensiva; às 0 horas, 0 minutos e 41 segundos... Dia 16, portanto.
MULTA!
*NIPC-Número de Identificação (Fiscal) de Pessoa Colectiva

8 Sementes:

Anónimo 10:18 da tarde  

São 25 euros pois, eu o ano passado atrasei-me no meu e foi o que paguei. É uma treta!
Este ano também deixei para o último dia, mas fiz mal cheguei a casa, eram 8 e tal da noite estava eu a terminar os dois IRS.

Mas ouve uma coisa, o ano passado não foste tu que preencheste os papéis, certo? É que essas tretas dos NIPCs e fracções e porras já existiam. Felizmente que este ano foi só copiar esses dados do do ano passado e pronto. :-P

Alex 11:04 da tarde  

LOL! Tu agora parecias eu no ano passado (e nos outros todos, aliás!) Este ano portei-me bem, e entreguei logo no inicio do prazo!
Até fiquei admirado comigo mesmo! Ah pois é! ;)

Anónimo 11:09 da tarde  

Não me digas que foste na conversa de quem entregasse pela net recebia no mês a seguir? É que até agora ainda não ouvi dizer a ninguém que tenha recebido o que quer que seja! :-P

Alex 11:17 da tarde  

Nã, que eu já não acredito em milagres desde pequenino!
Deu-me para apressadinho este ano, que é que queres... :) Depois "arrependi-me" logo que ainda chegaram mais papéis de seguros, mas olha, ficou assim, que se lixe!

PS: O ano passado não meti os "nipeces" das seguradoras e fui chamado ás Finanças!

Cenoura 11:20 da tarde  

Agora, sem os nipeces nem consegues submeter o formulário.
Porcs! :P

Alex 11:27 da tarde  

Porcos e ranhosos!
Piores qu'ás lesmas!!! :op

Loca 12:08 da manhã  

Eu rir, ri-me mas nem sei se te diga o que me aconteceu com o irs do ano passado.

Olha que se lixe, vou dizer à mesma: recebi no final de Março uma carta adizer que não o tinha entregue, e eu ia jurar que tinha, procurei, procurei e afinal eles tinham razão.

Agora como tenho uns recibos verdes deste ano, começou só agora o meu prazo de entrega e vou entregar dois irs com quinze dias de diferença um do outro.
Quanto achas que será a minha multa?
Não quero nem pensar.
;((

fantasma 2:27 da tarde  

Eu sou muito certinha e tento entregar logo no início. Este ano foi o mesmo de sempre, logo no 1º fim de semana tudo prontinho para fazer, qdo descobrimos que tinhamos de pagar, deixa lá isso, fizemos só no fim de semana passado.
Mas isso dos NIPCs já era assim como diz a Ana, e de qualquer modo a maioria da papelada que tens de ter para preencher os valores tem os NIPCs. Ou vai-se à net e pronto. O da fracção da casa e tal não estar preenchido por defeito é que não entendo!

Ah, Ana, o meu cunhado ainda não recebeu mas diz que o dele já diz liquidado.

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP