quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Menus

As minhas ovelhas não se têm saído nada mal, não senhor!
Até agora as escolhas que fizeram foram surpreendentes (para não dizer mais nada). Com alguma ajuda da mãe para as ir equilibrando, rentabilizando e até relembrar alguns pratos esquecidos lá temos feito tudo direitinho (compras e cozinhados) e eles adoram mostrar ao pai que tiveram um papel importante naquela refeição. Se não na realização, pelo menos na escolha.
Sei que os meus filhos fogem um bocado à norma geral portuguesa por dois motivos. Primeiro porque comem de tudo e segundo porque, cá em casa, não comemos carne em grande quantidade. Existem algumas coisas que raramente comem (como as salsichas e as batatas fritas) e por isso, como se apanharam com 'poder de decisão' aproveitaram logo para 'as meter ao barulho'.
Assim EU não estranho que algumas das escolhas feitas tenham sido:
* Peixe cozido com batatas e ovo
* Cozido à portuguesa (com salsichas frescas e sem farnicheira para a M.)
* Frango guisado com esparguete
* Bifes de perú com batatas cozidas
* Sopa de coentros com bacalhau e ovos escalfados
* Bolonhesa
* Arroz branco, ovos mexidos e salsichas
* Bacalhau com grão (e alho para o M. e para o pai)
* Feijoada de carne picada com arroz branco e 'as couves do caldo verde'
* Peixe frito com salada de alface e arroz de tomate
* Entrecosto com migas de broa
* Ervilhas com chouriço e ovo escalfado
* Filetes com arroz de cenoura e salada de tomate
* Arroz de bacalhau
* Hamburguer com esparguete
* Cogumelos (salteados só em azeite e alho) com arroz branco
* Bifes com estufado de couve lombarda e cenoura
* Douradinhos (que provaram na avó e gostaram) com arroz de cenoura
* Bacalhau 'às camadas' (de cebolada com batatas e ovo às rodelas)
Vocês me dirão...
Quando decidimos dar início a este 'projecto' sentámos-nos os três para eles escolherem e eu tomar notas. Na altura eu pedi que dessem sugestões sem prestar muita atenção ao modo como o fiz. Não admira portanto que, ontem, quando chegámos da praia já tarde e eu para despachar o almoço resolvi fritar uns rissóis tivesse ouvido a seguinte afirmação do M.:
-Mãe, eu gosto dos rissóis da avó mas nós não 'sugestámos' isso!

11 Sementes:

fantasma 4:28 da tarde  

Realmente.... do género dos teus miudos só conheço o filho aqui dum colega (mas que já tem 11 anos) e que não vai nessas de fast-food. Não aprecia MacDonald's, pizza, ainda vá se tiver mesmo de ser, mas se lhe derem a escolher vai para os belos dos bifes (com arroz!) e cozido à portuguesa. Bolas, nem dá gosto ser puto assim!!! Há que aproveitar enquanto não se pensa na gordura, no colesterol, na tensão alta, nos diabetes, etc e tal.

Essa sopa de coentros, nem que me pagasses. Abomino coentros. Mal empregados ovos escalfados... Salsicha fresca no cozido acho estranho, mas nunca se sabe :) E para mim no cozido o melhor é mesmo a farnicheira! Fiquei muito curiosa com essa feijoada de carne picada! Não podes explicar melhor? (já te arranjei tema para novo post :op) Também me podes convidar para o entrecosto com migas, desde que não ponhas coentros (ou salsa) nas migas.
Gostava muito de gostar de ervilhas com ovos escalfados pq tem sempre mto bom aspecto e cheiro, mas não gosto de ervilhas... :(
E agora que falaste em rissois, já iam uns, mas de pescada, como uma amiga da minha mãe fazia, a saber a noz moscada, nham!! :o)

fantasma 4:28 da tarde  

Ganda post!!!!!!!!
;o)

Cenoura 4:51 da tarde  

Fala-se em comida e pronto!

Leonor 6:42 da tarde  

lol
Esses teus filhotes são o máximo, particularmente por gostarem de batatas cozidas... abomino as ditas! Quanto ao gostarem de tudo, bem, como sabem, de maternidade só pesco a teoria, mas cá para mim se os pequenotes forem habituados a partilhar a vida dos adultos e a tomar parte dela, aprendem a gostar das coisas parentemente esquistas. Quando os pais são os primeiros a dizer aos filhos "Tu não gostas disso" quando eles querem experimentar coisas novas, como eu vi, não há muito a fazer.
Achei um piadão à feijoada de carne picada. Isso é o quê? Chili sem o picante e as couves do caldo verde couve à mineira?
Parabéns pelo envolvimento da pequenada nas lides culinárias e boa continuação nas artes gastronómicas.

Joana 7:48 da tarde  

PA, podes dar-me a receita das migas? Eu uma vez comi umas em Constancia que adorei, mas nunca consegui encontrar a receita

Cenoura 9:50 da tarde  

Fantasma: o M. comeu uma vez com o tio Ronald e não gostou. Nem do pão nem do hamburger. A M. nunca provou e também nãolhe faz falta nenhuma. Agora pizza sim mas tem de ser toda feita por mim, massa incluída.
Papalagui: a feijoada de carne picada é uma simplificação do chili, sim. Por vezes junto oregãos ou cominhos que os miúdos gostam do sabor mas não ponho o picante. Quanto à couve mineira se isso é couves de caldo verde cozidas, escorridas e salteadas em azeite e alho então é mesmo isso! :)
Joana: a receita das migas vai por e-mail.

fantasma 10:42 da tarde  

O teu M precisa de psicólogo, desculpa lá!! ;op

Cenoura 10:50 da tarde  

O Bú não sei se é ele se és tu!
Ele foi ao Mac com o tio e fez-me o seguinte relato: As batatas e o gelado são bons. O pão cola-se à boca e o bife sabe a vomitado...

Leonor 12:16 da manhã  

Couve à mineira é isso mesmo. Serve-se com a feijoada à brasileira.

Loca 4:16 da manhã  

Feijoada de carne picada com arroz branco e as couves do caldo verde soa-me bem, aliás essa é a única maneira que gosto do caldo verde. Agora já o como, que remédio, porque a uma coisa que eu escolhi para não gostar foi o arroz doce blarghh só de falar me dá vómitos. Mas olha lá que esses teus filhos têm olho prá comida, belas escolhas que têm feito. E por estes lados o peixe cozido também é um dos pratos preferidos.

Mariana 11:08 da manhã  

Sim senhora, bela ideia! Simplifica-te as coisas e ainda pões os meninos todos envolvidos! De certeza que até comem melhor, sendo escolhido por eles! :)

Quanto à pescada cozida com batatas... Eu também acho esquisito, porque não gosto, mas uma prima minha, pequenita (deve ser da idade do M.) também troca de bom grado o MacDonalds pela dita! Sem pestanejar! :)

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP