Menus

Até agora as escolhas que fizeram foram surpreendentes (para não dizer mais nada). Com alguma ajuda da mãe para as ir equilibrando, rentabilizando e até relembrar alguns pratos esquecidos lá temos feito tudo direitinho (compras e cozinhados) e eles adoram mostrar ao pai que tiveram um papel importante naquela refeição. Se não na realização, pelo menos na escolha.
Sei que os meus filhos fogem um bocado à norma geral portuguesa por dois motivos. Primeiro porque comem de tudo e segundo porque, cá em casa, não comemos carne em grande quantidade. Existem algumas coisas que raramente comem (como as salsichas e as batatas fritas) e por isso, como se apanharam com 'poder de decisão' aproveitaram logo para 'as meter ao barulho'.
Assim EU não estranho que algumas das escolhas feitas tenham sido:
* Peixe cozido com batatas e ovo
* Cozido à portuguesa (com salsichas frescas e sem farnicheira para a M.)
* Frango guisado com esparguete
* Bifes de perú com batatas cozidas
* Sopa de coentros com bacalhau e ovos escalfados
* Bolonhesa
* Peixe cozido com batatas e ovo
* Cozido à portuguesa (com salsichas frescas e sem farnicheira para a M.)
* Frango guisado com esparguete
* Bifes de perú com batatas cozidas
* Sopa de coentros com bacalhau e ovos escalfados
* Bolonhesa
* Arroz branco, ovos mexidos e salsichas
* Bacalhau com grão (e alho para o M. e para o pai)
* Feijoada de carne picada com arroz branco e 'as couves do caldo verde'
* Peixe frito com salada de alface e arroz de tomate
* Entrecosto com migas de broa
* Ervilhas com chouriço e ovo escalfado
* Filetes com arroz de cenoura e salada de tomate
* Arroz de bacalhau
* Hamburguer com esparguete
* Cogumelos (salteados só em azeite e alho) com arroz branco
* Bifes com estufado de couve lombarda e cenoura
* Douradinhos (que provaram na avó e gostaram) com arroz de cenoura
* Bacalhau 'às camadas' (de cebolada com batatas e ovo às rodelas)
Vocês me dirão...
Quando decidimos dar início a este 'projecto' sentámos-nos os três para eles escolherem e eu tomar notas. Na altura eu pedi que dessem sugestões sem prestar muita atenção ao modo como o fiz. Não admira portanto que, ontem, quando chegámos da praia já tarde e eu para despachar o almoço resolvi fritar uns rissóis tivesse ouvido a seguinte afirmação do M.:
-Mãe, eu gosto dos rissóis da avó mas nós não 'sugestámos' isso!
11 Sementes:
Realmente.... do género dos teus miudos só conheço o filho aqui dum colega (mas que já tem 11 anos) e que não vai nessas de fast-food. Não aprecia MacDonald's, pizza, ainda vá se tiver mesmo de ser, mas se lhe derem a escolher vai para os belos dos bifes (com arroz!) e cozido à portuguesa. Bolas, nem dá gosto ser puto assim!!! Há que aproveitar enquanto não se pensa na gordura, no colesterol, na tensão alta, nos diabetes, etc e tal.
Essa sopa de coentros, nem que me pagasses. Abomino coentros. Mal empregados ovos escalfados... Salsicha fresca no cozido acho estranho, mas nunca se sabe :) E para mim no cozido o melhor é mesmo a farnicheira! Fiquei muito curiosa com essa feijoada de carne picada! Não podes explicar melhor? (já te arranjei tema para novo post :op) Também me podes convidar para o entrecosto com migas, desde que não ponhas coentros (ou salsa) nas migas.
Gostava muito de gostar de ervilhas com ovos escalfados pq tem sempre mto bom aspecto e cheiro, mas não gosto de ervilhas... :(
E agora que falaste em rissois, já iam uns, mas de pescada, como uma amiga da minha mãe fazia, a saber a noz moscada, nham!! :o)
Ganda post!!!!!!!!
;o)
Fala-se em comida e pronto!
lol
Esses teus filhotes são o máximo, particularmente por gostarem de batatas cozidas... abomino as ditas! Quanto ao gostarem de tudo, bem, como sabem, de maternidade só pesco a teoria, mas cá para mim se os pequenotes forem habituados a partilhar a vida dos adultos e a tomar parte dela, aprendem a gostar das coisas parentemente esquistas. Quando os pais são os primeiros a dizer aos filhos "Tu não gostas disso" quando eles querem experimentar coisas novas, como eu vi, não há muito a fazer.
Achei um piadão à feijoada de carne picada. Isso é o quê? Chili sem o picante e as couves do caldo verde couve à mineira?
Parabéns pelo envolvimento da pequenada nas lides culinárias e boa continuação nas artes gastronómicas.
PA, podes dar-me a receita das migas? Eu uma vez comi umas em Constancia que adorei, mas nunca consegui encontrar a receita
Fantasma: o M. comeu uma vez com o tio Ronald e não gostou. Nem do pão nem do hamburger. A M. nunca provou e também nãolhe faz falta nenhuma. Agora pizza sim mas tem de ser toda feita por mim, massa incluída.
Papalagui: a feijoada de carne picada é uma simplificação do chili, sim. Por vezes junto oregãos ou cominhos que os miúdos gostam do sabor mas não ponho o picante. Quanto à couve mineira se isso é couves de caldo verde cozidas, escorridas e salteadas em azeite e alho então é mesmo isso! :)
Joana: a receita das migas vai por e-mail.
O teu M precisa de psicólogo, desculpa lá!! ;op
O Bú não sei se é ele se és tu!
Ele foi ao Mac com o tio e fez-me o seguinte relato: As batatas e o gelado são bons. O pão cola-se à boca e o bife sabe a vomitado...
Couve à mineira é isso mesmo. Serve-se com a feijoada à brasileira.
Feijoada de carne picada com arroz branco e as couves do caldo verde soa-me bem, aliás essa é a única maneira que gosto do caldo verde. Agora já o como, que remédio, porque a uma coisa que eu escolhi para não gostar foi o arroz doce blarghh só de falar me dá vómitos. Mas olha lá que esses teus filhos têm olho prá comida, belas escolhas que têm feito. E por estes lados o peixe cozido também é um dos pratos preferidos.
Sim senhora, bela ideia! Simplifica-te as coisas e ainda pões os meninos todos envolvidos! De certeza que até comem melhor, sendo escolhido por eles! :)
Quanto à pescada cozida com batatas... Eu também acho esquisito, porque não gosto, mas uma prima minha, pequenita (deve ser da idade do M.) também troca de bom grado o MacDonalds pela dita! Sem pestanejar! :)
Enviar um comentário