quinta-feira, 16 de março de 2006

Yep

Entrei para a faculdade há 'n' anos, numa altura em que me pediam a 2ª nota mais alta a seguir a medicina. Licenciei-me em Design de Equipamento com 15. Média louvável, muito alta até, para o habitual, num curso em que muitas disciplinas têm uma avaliação muito subjectiva e sujeita a opiniões de 'professores muito temperamentais'.
Fiz cursos de formação/especialização em áreas que me interessavam, fiz estágios em empresas e trabalhei 3 anos numa 'das grandes'. Primeiro como designer e depois como gestora de produto.
A mentalidade do nosso país é o que é.
É mais fácil mandar um director a feiras internacionais e copiar o que 'se está a vender' do que investir num projecto a longo prazo, numa identidade de marca e num designer nacional. Entre porem-me como efectiva e mandarem uma contratada embora a opção mais fácil era a segunda. Afinal podiam encontrar 30 estagiários a metade do ordenado que me pagavam... Desculpas de mau pagador.
Resolvi então começar uma etapa nova da minha vida. Casei-me entretanto, resolvi ter um filho e há precisamente 7 anos comecei a dar aulas.
O meu curso não tem via ensino, nunca cheguei a ser chamada para fazer estágio e nunca tive horário completo até este ano lectivo.
A Senhora Ministra da Educação teve agora, entre outras, a bela ideia de resolver que as pessoas que não tivessem um mínimo de 6 anos de serviço não poderiam voltar a candidatar-se a dar aulas. Ora como sem horário completo o cálculo do tempo de serviço é feito segundo uma formula, eu descobri então que estes últimos 7 anos (por ter tido dois em que só dei 15 horas) não chegam aos tais 6 anos pretendidos e, como tal, andei apenas a 'fazer passar o tempo'.
Ontem candidatei-me pela última vez a uma profissão que gosto muito.
Das duas uma: ou SIM, serei colocada e ainda terei emprego nos próximos 3 anos (estava-me a esquecer que este concurso será trianual), ou NÃO serei colocada e estarei já a dar o meu último ano de aulas. Animador para quem está quase com 40 anos, não?
A ironia é que 'faço tão pouca falta' que este ano até tenho horário completo...
Outra ironia é que para a minha área (Artes Visuais), no 3º ciclo e para o secundário não há cursos via ensino (as Escolas Superiores de Educação só formam professores para o 2º ciclo)...
Mas, enfim, a verdade é que...

Os antidepressivos que comecei a tomar devem ser mesmo bons! lolol
;)

9 Sementes:

P 11:21 da manhã  

Vais ver que vai correr tudo bem... e que fazesmuita falta. ;)

Mariana 11:46 da manhã  

Figas figas, muitas figas! Que regra estúpida... Vai correr tudo bem, vais ver! [[[[[PA]]]]]

fantasma 12:30 da tarde  

Nem sei que te diga... É duma pessoa ficar de boca aberta.
Mas há-de tudo correr bem, isso eu sei!!!
Beijos grandes :o)

Alex (The Sleepless Reader) 2:42 da tarde  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Alex (The Sleepless Reader) 2:43 da tarde  

Mas... mas... explica-me como se eu tivesse 5 anos a razao de ser dessa lei.

Pelo que percebo eles estao a julgar os professores de uma forma quantitativa, sem outro tipo de avaliacao, certo?

Anónimo 2:46 da tarde  

Interessante!!..pensei que fosses licenciada em línguas e que desses aulas de inglês!

Cenoura 5:04 da tarde  

Yep. Números é o que parece contar agora. Corta-se com uns milhares de professores e metem-se uns ordenados ao bolso.
Entretanto, não tarda, enfiam-se 35 horas lectivas noutros horários (eu este ano já tenho 8 turmas, 4 das quais já dou duas disciplinas diferentes o que, na prática, significam 11 turmas) e ficam alunos sem terem alguma disciplina ou sem substituições todo o ano lectivo. Viva!
Não tarda teremos também o ensino público privatizado.

Patrícia 12:17 da manhã  

Pois, nao sei que te diga, excepto que estou a torcer por ti! Muito!
Forca amiga, espero que tudo corra bem!

Flor 8:44 da tarde  

Que horror! Não sabia dessas mudanças :( Bem amiga, fico aqui a trocer por ti. Vais ver que vais ficar colocada. Muita força e nada de ficares já deprimida :-*

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP