quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A Catedral do Mar, Ildefonso Falcones de Sierra

Século XIV. A cidade de Barcelona encontra-se no auge da prosperidade; cresceu até ao humilde bairro dos pescadores, cujos habitantes decidem construir, com o dinheiro de uns e o esforço de outros, o maior templo mariano conhecido: a Igreja de Santa Maria do Mar, um dos mais belos templos góticos da Espanha. Uma construção paralela à desditosa história de Arnau, o filho de um servo da terra que foge dos abusos do seu senhor feudal e que se refugia em Barcelona.

Cobrindo um período de 64 anos no século XIV, o livro acompanha a história de Arnau, desde o seu nascimento nas terras do senhor feudal, passando pelo refúgio em Barcelona que tornariam ele e seu pai homens livres, a vida pobre e sofrida como cavalariço, bastaix (estivador) e soldado de guerra, até o sucesso e a riqueza como cambista, culminando no baronato que lhe fora oferecido pelo próprio rei Pedro III, o Cerimonioso. Paralela à surpreendente vida de reviravoltas do protagonista, ocorre a construção da Igreja de Santa Maria do Mar , localizada no coração de Barcelona.

Narrada com precisão, a vida de altos e baixos de Arnau Estanyol simboliza a própria época medieval, tão conturbada, alternada por glórias e mazelas – um retrato impressionante de um período de luz e sombras, que seduz o leitor do início ao fim com doses de emoção, entretenimento e História.

Embora ainda não tenha conseguido falar dele, li este livro no fim de Agosto. É uma leitura bonita que me aconpanhou no fim das férias (onde ainda tinha tempo para ler!) mas, depois de se ler 'O' livro com este assunto como motivo principal ("Os Pilares da Terra", de Ken Follett), sentimos que ficamos um pouco aquém do que queríamos. É assim como se fosse uma versão mais simplificada (talvez esta opinião não se sustenha se fôr lido antes do outro) já que não nos apresenta uma tão grande densidade de pormenores como o primeiro.

De qualquer forma, não deixa de ser um livro com muito interesse porque, ao contrário do que acontece nos 'pilares', a Catedral do Mar existe mesmo, é uma catedral gótica lindíssima da era medieval, erguida num bairro pobre de pescadores e estivadores em Barcelona e que, tal como o livro retrata, foi mesmo construída por eles sob a orientação de um arquitecto real (Berenguer de Montagut). Há muitos pormenores que são rigorosos historicamente, a duração da constução (55 anos) as condicionantes da vida dos servos daquela altura, a peste, a sentença da mãe de Joan, a 'guerra do trigo', etc. e acho que 'essa realidade' ajuda muito a 'superar' o facto de o livro não ser tão desenvolvido como o outro. O próprio rapazito cuja vida o livro acompanha (Arnau Estanyol) também existiu embora, claro, os acontecimentos estejam ficcionados.

O lançamento do livro foi acompanhado pelo desenvolvimento dum site cuja consulta ajuda muito a situarmo-nos visualmente nos acontecimentos já que apresenta fotografias da catedral e é enriquecido com outros detalhes. Aconselho o passeio: http://www.acatedraldomar.com.br/


0 Sementes:

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP