domingo, 28 de janeiro de 2007

Can I live (by Nick Cannon)




Cerca de duas mil pessoas (segundo a polícia) iniciaram, às 14:00, em Lisboa, uma marcha entre a Maternidade Alfredo da Costa e a Fonte Luminosa, na Alameda D. Afonso Henriques, em defesa do "não" no referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez. À chegada já ultrapassavam as oito mil.

O trajecto foi dividido em sete fases, que pretendiam simbolizar cada uma das etapas da vida: concepção (Maternidade Alfredo da Costa), nascimento (Praça Duque de Saldanha), infância (Avenida Praia da Vitória), adolescência (Avenida do México), juventude (Praça de Londres), idade adulta (Avenida Guerra Junqueiro) e idade dos avós (Avenida Almirante Reis).

Tu e Eu. Juntos pela Vida.

Done

O primeiro trabalho (Sociologia da Educação e Organização Escolar) ficou quase despachado, hoje, às 5 e meia da manhã. Acordei às 9 e meia sobressaltada com a sensação que 'me faltava um livro'. Faltava mesmo, na bibliografia e 'em referências'. Lá voltei para o pc a correr para a operação de corta e cola já que a 'mobilização da bibliografia obrigatória' era factor de avaliação e pelos vistos não têm outra forma de verificar se a lemos ou não senão pela inclusão de frases dos livros aqui e ali. Coisa ridícula...
Como não me podia esticar para além das 10 páginas fiz apenas (porque tinha de ser) uma reflexão pessoal sobre a 'relação família-escola e os benefícios da colaboração' baseada na quantidade de textos, artigos e livros que li.
Resultado: uma série de lugares-comuns. Também o que se esperava em 10 páginas?! Só falta imprimir, encadernar e entregar amanhã.
Agora segue-se Psicologia da Educação e o trabalho será sobre o 'Desenvolvimento do Raciocício Moral na Adolescência' mas como é só para entregar a 26 de Fevereiro, cá estarei... na véspera.


Dado não ser uma monografia e não ter de incluir um 'Agradecimento', coloco-o antes aqui para a posteridade
Agradecimento: Esta minha reflexão (e sobretudo as leituras que a antecederam) conseguiu encontrar espaço no meu horário nas horas que ficam depois das horas do dia, roubando tempo ao descanso e à família. Nada teria sido possível sem a ajuda e a generosidade constante da família e o apoio e omnipresença (virtual e em pensamento) de duas amigas, a quem quero deixar aqui expresso o meu agradecimento.[risos]

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Há muito tempo...

...que eu não estava doente assim.
Nem me lembro da última vez.
É preciso timming! Mesmo quando precisava de estar bem para fazer os trabalhos que tenho de entregar é que nem consigo pensar com as dores de cabeça, os espirros, o frio, a dores no corpo todo. Estou tramada.

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

A minha nova linguagem...

Este ano, além da natação, tenho os meus dois pintinhos no Karaté. Ele porque o ajuda a desenvolver a concentração e a regular os níveis de agressividade (não que isso seja um problema, para já) e ela porque achámos que seria interessante poder defender-se quando fosse preciso... além de que EU gostava de ter aprendido uma arte destas e não tinha paciência para a pôr no ballet... Vai daí, como nós pais não tentamos naaaaada projectar neles os nossos sonhos, pimba!
Não é o 'ramo' ou estilo de karaté que mais gosto (Goju-ryu) mas foi o que arranjei mais perto de casa, com técnicos credíveis e os meus mini Kohai (aprendizes) gostam muito.

Apesar de ter os miolos em papa neste início de ano lectivo, já aprendi tantas palavras novas que até pareço o Tom Cruise no 'Último Samurai'. Um dia destes tenho de fazer um 'dicionário de sinónimos' pois já nem sei o que digo...

Ficam então a saber que agora tenho para lavar e passar a ferro (seeeeeeeeeca) uma coisa chamada Karategui (fato de karaté), composta por Uwagi (casaco), Zubon (calças) e Obi (cinto). A M. anda pela casa a contar as bonecas, em japonês, até 10: Ichi, Ni, San, Yon, Go, Roku, Shichi, Hachi, Kyu, Jyu e o M. a treinar a primeira Kata pois faz exame no dia 3 para subir ao cinto branco-amarelo. São muito novinhos para fazerem Kumite (combate) mas sempre, antes de entrarem para o Dojo, inclinam a cabeça fazendo a Rei . Saudam o Sensei (mestre) com um Onegai Shimasu (por favor, ensina-me) e despedem-se com um Arigato Gozai Mashita (obrigado pelos ensinamentos). Pelo meio soltam muitos Kiai (gritos de libertação de energia concentrada) e eu só desejava que quando os mando fazer qualquer coisa também me respondessem prontamente: Hai Sensei!

Just A Quickie...

Quem gosta de ir fazer compras ao Super/hipermercado?
Fazes as compras conforme precisas ou 'ao mês'?

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Nem mais...


quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

8 anos

Como o tempo passa! Parece que ainda ontem o tinha pequenino, pequenino nos meus braços e ja faz 8 anos hoje. 8 anos!
É o 'meu homem mais pequenito'. Já anda no 2º ano, tem 1,30m e acorda sempre mal disposto.
Um docinho... só penso se não será já uma diferença muito grande para ter o 3º...
Parabéns, filho! Adoro-te.

*suspiro*

Eu não vou falar de trabalho, eu não vou falar de trabalho, eu não vou falar de trabalho...
Pronto, ok, confesso, eu AINDA não consegui arranjar tempo para COMEÇAR a escrever!
Mentira! Grande Mentira! Já tenho três páginas!! Uma diz 'Introdução', e as outras duas são de bibliografia. :)
Também daqui até dia 29 tenho muito tempo (muitas noites quero eu dizer... muitos cafés por tomar, etc.). Na véspera, possivelmente, direi o mesmo! lol
Mas, pronto, HOJE não quero saber disso para nada.

E agora desculpem lá mas vou para ali ao lado montar e brincar aos castelos...

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Ideias...

...para o bolo de uma pré-casada-em-stress...


Vá, Amiga, tem lá calma, não vais andar mais 4 meses com esses nervos todos!

Já tens vestido, já tens copo-de-água, já tens NOIVO! lolol, já tens fotógrafo, já tens música, já tens destino de lua-de-mel. Tudo isso é o que mais trabalho dá, o resto são pormenores... Só falta casar.

Ah e ficas já avisada que mesmo não sendo convidada vou lá libertar uns Arlequins e ver esses folhos-foleiros do vestido!!!

:)

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Foi você que pediu?

Os miúdos foram ao karaté com o pai e eu aproveito para vir fazer uma posta, sorrateira, entre duas mexidelas das panelas do jantar.

Ontem levei o M. à natação, que começa às 17:30, sentei-me numa cadeira e quando voltei a olhar para o relógio eram 18:10! Alguém me explica onde 'fui passear' nesse buraco de tempo?

Estou completamente narcoléptica! Um dia destes adormeço no chuveiro, a dar aulas ou a guiar. E não é por falta de horas de sono não que até ando a dormir. O problema é que a preocupação e ansiedade são tantas que dormir até durmo... o 'como' é que é pior. Simplesmente não me consigo desligar do que está por fazer e até sonho com o assunto. Misturo os conceitos de sociologia com as teorias da psicologia e imagino que faço os trabalhos todos trocados... As leituras 'aos montes' que ando a fazer também não ajudam pois não são coisas que se assimilem em 30 segundos mas sempre fui daquelas pessoas que só se sentem mais 'descansadas' quando têm muito material para onde se virarem. Nunca consegui a despreocupação de alguns colegas de curso que apenas confiavam nos apontamentos que tiravam nas aulas e pronto...

E, para lá do estágio, há toda uma vida que até me esqueço... Tarefas para fazer, pintinhos a chamarem por mim. Malas e lanchinhos para a escola para organizar. Trabalhinhos de casa (do M.) para acompanhar, as compras, as refeições... O acontecimento verdadeiramente importante do mês é que comecei a ler os livros do Clube dos Sete ao M. Tenho esses livros da Enid Blyton há 30 anos. São os mais infantis de todos e como os miudos já gostam muito de ver o Bando dos 4 e o Clube das Chaves na televisão, aos fins de semana, e essas colecções eu não tenho pois já não 'são do meu tempo', resolvi começar-lhes a ler os outros. Vamos a meio do primeiro.

2007 começou há já tantos dias e eu não tenho um único livro acabado... E se eles gritam por mim! Eu é que tenho de fingir que não os oiço e trocá-los, sem vontade nenhuma, por outras leituras... Não pode mesmo ser. Este fim de semana vou tentar começar a 'passar à escrita' o trabalho de estágio que tenho de entregar dia 29 (sociologia). O segundo é para dia 5 (psicologia) e, provavelmente só o começarei depois de entregar o primeiro.

Os meus miúdos estão lindos. Cada vez mais. Já tinha outro... Os meus alunos uns amores. Tem estado muito frio em Setúbal mas este solinho que tem feito muda-lhes logo a expressão e só vejo sorrisos nas suas caras. Já contam os dias para as férias do Carnaval e é uma luta diária conseguir pô-los a trabalhar.

Estive a rever as resoluções que tinha planeado para 2006 e o balanço não foi assim tão mau, considerando, claro que a mais importante é sempre: 'não me ralar muito com as resoluções'...Assim:

Levantar-me 1/2 hora mais cedo para 'tratar' melhor de mim - Não
Continuar a perder peso - Já estive melhor mas depois recupei uns 'indesejáveis'
Telefonar mais vezes à minha avó - Não
(heavy consciência)
Beber mais água - Népias
Ter mais paciência... - Lololol esta era uma anedota
Dar mais beijos ao L - Sim, sim, sim
Deitar mais coisas fora - Definitivamente!
Conseguir ler mais do que o que li este ano (56 livros) -
Snif... no way
Ser mais organizada e arrumada -
lolololol esta era uma anedota ainda maior...
Ter outro filho (ou talvez não...) -
snif...
Deixar de roer as peles à volta das unhas - Tá melhor
Comprar outros óculos - Népias
Fazer uma alimentação mais racional -
Yep!
Renovar o conteúdo da gaveta das meias -
Yeshhhhh!
Deixar de comer tantos doces - Cof, cof
Fazer mais coisas com os miúdos -
Done!
Não fazer compras impulsivamente (livros não contam, claro!) - *assobia*
Escrever aos amigos a dizer que gosto deles - Não escrevi mas disse-o mais vezes
Começar JÁ a pensar nas prendas para o Natal -
lololol outra anedota!
Continuar loooooooonge dos Bookrings e Bookrays :) - Done!
Dar entrada, saída e fazer JEs dos livros a tempo e horas -
cof, cof, cof, cof...
Aprender a fazer mais qualquer coisa (croché, por exemplo) -Croché não mas aprendi
(não me lembro é o quê?)
Como de costume: não me ralar muito com as resoluções... -
Definitivamente!!!
SER FELIZ! - Yep, yep, yep!


Ainda não consegui trocar de carro, preciso dum desumidificador e o aspirador deu o berro...
O M. faz já 8 anos dia 17 e o L. faz a 27. Como o tempo passa...

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Também quero!

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Mas que post este!

Estou quase sem fala. Nada de constipação, nada de dores de garganta, só quase sem voz.

Deve ser uma reação fisiológica ao novo ano.

A 'minha' portagem diária aumentou 5 cêntimos. O café na escola aumentou 5 cêntimos (e continua mau como tudo!). A progressão na carreira do L. está, de novo, congelada até Junho de 2009 (na melhor das hipóteses) segundo um decretozinho lei aprovado à socapa a 29 de Dezembro enquanto 'tudo' estava fora e eu já começo a crer que ter sido chamada para estágio foi, não o melhor mas o pior que me aconteceu (mais valia ter logo começado à procura doutro emprego/profissão).

Belo começo de ano. Este promete...

Já tinha saudades dos meus outros meninos. A A. deve ser operada ao coração agora no princípio do ano. A V. passou muito tempo com a família o que colmatou a falta duma mãe que não quer saber dela. Soube-lhes bem as férias e eu enchi-os de abraços. Integrado no capítulo da forma começámos com umas aulas livres de desenho à vista (quer de formas naturais quer de formas artificiais) e tivemos, assim, 'espaço' para pormos a conversa em dia individualmente. Ao menos isso.

Agora estou de volta ao stress de ter dois trabalhos teóricos para entregar no fim deste mês e de não estarem sequer começados.

Para Sociologia da Educação e Organização escolar quero abordar o tema da família sob algum aspecto. 'O que a escola faz à família', por exemplo. Ainda não sei com que estrutura mas lá chegarei (ou não...). Tão poucas páginas não dá para abordar muitos conceitos, reflectir e tirar grandes conclusões...

Para Psicologia da Educação vou abordar um dos 8 temas propostos. Escolhi o do Desenvolvimento moral e tenho de responder à questão: "A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio moral dos adolescentes. Debate este conceito exemplificando o que se pode/deve fazer". Por isso, se tiverem aí em casa algum trabalho de 10 a 15 páginas sobre este assunto e que mobilize bibliografia/teoria de Piaget, Vigotsky, Bruner, etc. já sabem a quem o devem mandar... eu agradeço e os meus pintinhos também.

Umas horas extra, por dia, também seriam bem vindas...


terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Ai...

...que o ano acabou mal e esta mudança para o novo blogger não tá a correr nada bem...

A actualizar o layout foi-se embora o meu (lindo) contador com as vossas vinte e tal mil visitas, mais o quadrinho de fotos do flickr, mais a caixa de conversa, mais o, mais a, mais, mais..

Isto não acabou lá muito bem.
Eu até tenho uma cópia do layout antigo guardada mas também não a consigo 'enfiar' aqui. Eu sei que o blogger é de graça (e tal) e eu refilei muito com ele durante o ano que passou. Será que é 'alguém' a empurrar-me para fora do blogger? Wordpress calling?
:P

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP