domingo, 29 de outubro de 2006

Olha que bom!

Ainda agora faltavam 5 minutos para as duas da manhã e já é outra vez uma hora!
Não me arranjavam uns milagrezitos destes todos os dias, não?
Dava jeito...

Não se lembravam não era? O relogiozito anda hoje para trás. Hoje é dia de atrasar os relógios em 1 hora já que, no território português, entra em vigor o Horário de Inverno. Agora o Continente e a Região Autónoma da Madeira passam a ter a hora UTC (tempo universal coordenado). E, se por um lado é bom ficar amanhã mais um bocadinho na cama, por outro detesto ter de me levantar e levar o M. à escola ainda escuro bem como ser 'já de noite' pelas 18:30...
Este 'horário de Inverno' irá reinar até ao último Domingo de Março de 2006, dia 26.

sábado, 28 de outubro de 2006

Para ti...


... Fantasminha do meu coração.
Muitos Parabéns, Amiga!

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Curioso

... o facto de serem as pessoas mais ocupadas que arranjam sempre 'espaço' para fazerem mais qualquer coisa...
;)

Fim de semana à vista

O nosso P. pequenino, o meu sobrinho nº.6 e mano do novo nº.7 foi vítima duma ataxia pós-infecção. Ou seja... esperamos todos que seja apenas consequência da infecção viral (uma estomatite aftosa que o impedia de se alimentar) com que inicialmente entrou no hospital e não uma degeneração. Já coordena melhor os movimentos (sem corridas) e já fala melhor (sem dar apenas respostas curtas de sim ou não). Deve ficar internado até hoje para acabar de fazer antibiótico intra venal e sair de lá completamente restabelecido depois do grande susto que pregou aos pais-recém-papás e à restante família.
A correria do dia-a-dia e também a distância impede-me de fazer uma parte tão efectiva da vida dos meus 7 sobrinhos como eu desejava mas mesmo assim estes 7 anjinhos dos zero aos 19 anos cruzam muitas vezes o meu coração. Obrigada AF, AM, MM, RM, AM, PA e DJ.
Hoje é 6ª feira e dizem que não vai chover.
Haja alegria!

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Relações +/- superficiais

Fico chateada, mesmo chateada quando as pessoas me desapontam.
Sou menos inocente e menos naïf do que muita gente me cataloga e, à conta disso, faço muitas aprendizagens que me permitem separar o 'trigo do joio', trazer para a minha vida quem realmente me interessa e deixar os outros na prateleira dos desconhecido ou dos 'conhecidos do olá estás bom' (sem ponto de interrogação porque a resposta é tão relevante como a pergunta).
Tendencialmente, salvo algumas excepções em que me divirto com duas ou três amigas muito próximas a 'fazer tricô' (esporadicamente e só para libertar a pressão) tento nunca pensar (e menos ainda verbalizar) mal 'do próximo'. É claro que dou comigo a fazer julgamentos que depois não partilho com ninguém. A perfeição mora aqui ao lado e 'quem de vós estiver sem pecado'... Nem sempre a gente consegue de deixar de pensar mal, eu muito menos (eu disse 'tendencialmente'não disse? eu avisei...).
Por vezes deparo-me com situações que, posteriormente às minhas primeiras impressões, me deixam triste. É a vidinha. O que vale é que a extinção das espécies é cíclica... lol (esta era para desanuviar)
Não perceberam nada, pois não?
Não interessa, eu só precisava mesmo de dizer isto assim, desta forma, pois não são conversas que se possam ter (com toda a gente, pelo menos)...
Ah, e desculpem eu usar tantas aspas e tantas reticências (é um belo truque, eu digo o que quero e vocês ficam na mesma). Já me disseram que eu escrevo como falo, o que nem sempre quererá dizer boa coisa.
Aquele tubarão ali sou eu... Cheia de vontade de 'morder' e irritada porque nem sequer 'posso' abanar o rabo com a força que me apetecia ou ficava sem água. Ou posso?

Eu avisei quanto às aspas, aos subentendidos e às reticências.
Olha, vão ler o blog seguinte...

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Life is real

Os meus alunos novos…
Cada um tão diferente do outro e todos a querem falar e gritar por atenção, por socorro.
Caras novas. Meninos novos. Novas histórias de vida.
Tanta desgraça junta que os conselhos de turma, não tarda, também se tornam em rios de lágrimas.
Como a V. de quem a mãe não quer saber e se porta tão mal na escola que ninguém se chega a ela. Ou a A., de 13 anos, que nasceu com um fígado tão grande e um coração tão pequenino que aguarda há anos por uma cirurgia e entretanto está presa num corpinho de 8 anos. Ou o C. que não ouve dum ouvido ‘graças’ a maus tratos. Ou o S. que perdeu o pai há ano e meio e abre os olhos e faz cara de zangado só para não desatar a chorar. Ou a R. que sofre de Talassemia. Ou a T. que tem Síndrome de Turner.
Como se adolescência não bastasse…
Como se fosse possível dizer ‘aquela turma é impossível de aturar’ e seguir em frente como se não ‘nos tocassem’…

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Nada de grandes novidades

O exame, em crianças tão pequenas, tem de ser feito com anestesia e a Cuf Descobertas não o realiza desse modo (só faz a adultos, sem anestesia). O neurologista não queria deslocar o P. mas como não conseguiu arranjar anestesistas que se deslocassem eles o P. só foi hoje, ao fim da tarde, fazê-lo a uma clínica exterior.
O P. come, já se senta sozinho, reconhece as pessoas e as personagens que gosta (o Ruca e o Bob construtor) mas não tem paciência para grandes conversas. Está fartinho de lá estar.
Mais notícias quando tivermos relatório.
Obrigada pelo vosso apoio.
Feliz Update
O P. já se levanta e embora não esteja 'pronto' para caminhadas consegue mexer as pernas. A ressonância nuclear magnética revelou uma mancha no cerebelo (o virus) mas estranho seria, nesta altura, não revelar nada. Não necessita de fazer fisioterapia e continuará internado até estar restabelecido.
*loooooongo suspiro*

domingo, 22 de outubro de 2006

Diagnóstico Reservado

Fim-de-semana pesado. Sobrinho nº6 internado. Família muito preocupada. Rapazinho muito assustado.
Sem tempo para posts. Sem cabeça para nada de jeito.
Tac limpa, punção lombar idem, equilíbrio precário = Virus desconhecido no cerebelo. Ressonância magnética amanhã.
Rezem por nós. Força P.

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Chateada!

MUITO chateada. IRRITADA, MESMO!!!

Então não é que agora, quase a meio do primeiro período mandam-me a professora primária do meu filho para leccionar o 2º ciclo noutra escola qualquer.
Então mas isto faz-se?
Onde é que está a estabilidade destas crianças (e dos pais, já agora!)?
Crianças que começaram a escola primária no ano anterior, que gostavam, estavam motivados e adaptados à professora e que julgavam que iam ficar com ela até ao 4º ano.
Mas esta ministra anda a brincar às casinhas com os professores, ó quê?! Anda tudo parvo ou a ver quem consegue fazer pior antes de ser demitido?!
Agora os miúdos vão para a escola para serem distribuídos pelas outras salas. Mas isso faz algum sentido? Aquilo é um ATL ou uma escola primária?
Sim, ok, assumo, sou mãe galinha, pronto! A educação é prioritária cá e casa, pois é! Ao que parece somos uns bichos estranhos, e daí?
Amanhã vou levá-lo às 8 da manhã não saio da escola dele sem que me expliquem a situação! E despachem-se que eu dou àulas às 10 e 10 e ainda tenho de fazer 32km até lá!
M*****

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

De volta à casa de partida...

Há um mês estava desempregada.
[Vá, esquece a escola, esquece as aulas, muda de profissão...]
Estava de open mind para embarcar noutra profissão qualquer já que a minha, aquela que escolhi primariamente (Designer de Equipamento) tem saída zero.
Depois, tendo já mudado de capítulo, fui colocada quando já niiiiiinguém espera coisa nenhuma (nas 3ªas colocações cíclicas) sem ser uma substituiçãozita ranhosa temporária e/ou de poucas horas.
Pensei: -Ok, tenho emprego e o 'problema' adiado por UM ano (os contratados não têm contratos de 3). Isto porque, não sendo profissionalizada (ou seja: não tendo um curso 'de propósito para dar aulas'), no ano que vem já nem poderia voltar a concorrer. O que é muito curioso é que na minha área e para 3º ciclo e secundário esses cursos não existem, mas eu deixo isso para um próximo post...
Agora, quando já 'tinha tudo arrumado' e estava feliz e contente por (sabe Deus como) ter arranjado um horário completo e tristinha da silva por ser um pouco longe e o meu carrito ser mesmo, mesmo velho o Ministério da Educação resolveu chamar-me para fazer a Profissionalização em Serviço (ou estágio... como queiram).
[Rebobina: não esquece a escola, não esquece as aulas, não muda de profissão...]
Assim, agora tenho de acumular as duas coisas, as aulas que dou e as aulas que vou receber. A minha escola é obrigada a libertar 6 horas do meu horário e, às segundas feiras, eu estarei das 9 às 17, non stop, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, a levar uma injecção de 110 horas de: Psicologia da Educação; Sociologia da Educação e Organização Escolar; Desenvolvimento curricular; Didáctica Específica e Tecnologia Educativa que é o que o Ministério acha que me falta...
O que deverá querer dizer (acho eu...) que, a partir de agora, serei integrada no ensino (e reparem que não uso a palavra definitivamente...). Não deverei fazer parte dos quadros duma escola definida mas sim duma zona e (dê lá por onde der) terei de ter lugar numa escola qualquer dessa zona.
Vá, e agora arranjem-me lá mais umas horitas por dia para eu passar a ter tempo também para estudar e fazer trabalhos teóricos além de tudo o resto.
Tantas coisas que acontecem de repente que a gente nem abarca o que é que se está a passar na nossa vida.
Prioridade: temos de comemorar!
Lisboa, i'm back....
Curiosas, as voltas que a vida dá. :)

sábado, 14 de outubro de 2006

Alarmante?

'Alunos e professores vivem pequenos e grandes dramas, desde o pequeno furto, passando pela insinuação sexual, até à discriminação e violência. Estas são mesmo as maiores causas do absentismo escolar em Portugal'.
De acordo com a edição nº.273 da Revista Pro Teste (Outubro 2006), das 204 escolas nacionais sujeitas a um inquérito feito a 437 mil alunos e 9 mil professores eu dou aulas naquela que, no ranking das escolas mais seguras/perigosa do país, ficou em 13º... a contar do fim. Ou seja, a que se qualificou em 192º lugar...
Acham que devo preocupar-me?

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Recados...






E, já agora, Dona V
...


Estar de férias não é sinónimo de deixar o blog às moscas!


Iluminura made by Macarena

Apeteceu-me brincar...



E deu-me para me meter contigo...
;)


Make you own sign at Ronald McHummer.

Paul Schilliger

Gold and red Tapestry, 1997 (Toscânia, Itália)

Old Barn, 1998 (Valais, Suiça)


Gentle Wispers, 1994 (Vaud, Suiça)



Hoje é sexta-feira e apeteceu-me falar doutra coisa qualquer...

Gostava de vos apresentar este fotógrafo. Um Senhor, suiço, que dá pelo nome de Paul Schilliger. Não é pretenção minha educar-vos, ou ao vosso gosto, sob qualquer aspecto... É mesmo só para vos dar a conhecer um artista cujo trabalho (técnico e criativo) admiro muito. Gosto das paisagens vazias, gosto da luz, gosto do quente e/ou do frio que a imagem transmite, gosto, pronto. Pode ser que vocês também gostem.

Não sou fã do portfolio todo, claro, mas se vos apetecer espreitar aqui fica: Paul Schilliger.

Have a nice weekend.

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Quase fim de semana

À semelhança da C. hoje sou eu que faço um post dedicado ao fim de semana.
Estou desejosa que o próximo chegue...
Ainda me ando a adaptar ao ritmo da escola e do horário novo e depois de uma semana +/- light, de apenas apresentações, já entrei num ritmo que não interessa a ninguém. Levanto-me às 6 e meia da manhã, comecei logo a ter reuniões todas as 4ªas feiras ao fim do dia e ou faço 130km (duas vezes para lá e para cá) ou vejo os meus filhos às 7 e meia da manhã e, novamente, às 8 e meia da noite.
Também tenho tido os fins de semana ocupados com outras actividades de modo a que me parece que as semanas de trabalho não têm tido paragens. Como tal, este próximo fim de semana, tenciono não fazer nenhum... ou seja... nenhuma dessas coisas extras. Já sei que não vou conseguir 'fazer nada completamente' pois tenho uma data de papéis para pôr em ordem para a escola, desde planos de aulas a planificações e planos curriculares mas pelo menos tenho os meus pintinhos por perto. A ler, a fazer 'janhos' e a pegarem-se um com o outro...
A ver se estamos um bocadinho juntos, se lemos umas histórias ou fazemos umas brincadeiras e se vamos dar só uma voltinha pequena à praia senão, não tarda, conhecem melhor os disparates do Noddy e as fintas do Oliver & Benji do que os meus...
O que vale é que pelo meio até tenho conseguido ler um bocadinho.
Ai que bom que amanhã já é sexta! :))
:P
Imagem: Surfside fishing, Lowell Herrero

domingo, 8 de outubro de 2006

Pintinho novo na família!

Desde esta semana que a ninhada tem mais um pintinho.
O D. vem fazer companhia ao mano P. e é o encanto dos papás.
Estava tão bem 'lá dentro' que nasceu com 55cm e quase com 4.400kg... e de parto normal.
Não sei como as minhas cunhadas aguentam... Benditas epidurais. Graças a Deus que os meus 'saem' pequeninos e de cesariana. :P
O D. é um docinho de menino e vem-se juntar à ninhada dos meus já seis sobrinhos.
O Galinheiro ergue-se de prazer para celebrar o seu nascimento.
Parabéns irmão e cunhada, ele é mesmo um amorzinho!
And seven is my lucky number :)

sábado, 7 de outubro de 2006

É por estas e por outras...

...que dá um jeitaço não ter cão nem gato.
Sou sempre a primeira da fila!
:P

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Fotos at last...

Já consegui que o P. me passasse as fotos que tirou na nossa caminhada da Praia Grande ao Farol do Cabo da Roca. Não são muitas mas eu agradeço já que não tirei nenhuma. Alturas houve em que um par de mãos extra me tinha dado jeito para me agarrar (tipo polvo) quanto mais ainda ter de usar as minhas duas para segurar uma máquina e tirar fotografias...
Mais fotos neste Álbum.

A próxima caminhada, da Praia do Meco ao Farol do Cabo Espichel já está programada para dia 14 de Outubro. O percurso ainda é maior (cerca do dobro, uns 6 a 7 Km) mas a dificuldade é menor (thanks God). Dumas coisas parece que não nos conseguimos afastar: mar, praias, alturas, faróis, pegadas de dinossauros e... praias naturistas! lolol
Espero que não chova para o percurso não estar escorregadio já que o farol está situado a uma altura de 168 metros. Coisa pouca, portanto...
Depois dou notícias.


Cabo Espichel (Foto by Anokas! @ flickr)

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

R.I.P.

Isto faz-se? A meio dumas claras?
Acaba-se uma relação de longa data assim? Sem dizer nada? Sem um porquê? Sem uma justificação?
Duas palavras: tou tramada!
Já me estou a imaginar com UM braço de camionista...
:Grrrr

segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Mistério desvendado

Afinal não foi a Milú que se lembrou de mim, ela 'deslembrou-se' foi duma série de jovens... Resolveu centralizar os Agrupamentos disciplinares em escolas únicas para os alunos que têm disciplinas do 12º por acabar. Assim acabou com o Agrupamento de Artes noutras escolas e resolveu mandar todos para a D. João II assim como mandar todos os de Ciências (Agrup. 1) para outra e os de Economia (Agrup. 3) para outra e os de Humanidades (Agrup. 4) para outra.
Como essas turmas de alunos residuais têm de ser asseguradas por um professor efectivo, um dos professores do quadro da escola teve de libertar turmas de 3º ciclo que tinha para abrir turmas de 12º de História da Arte, Geometria Descritiva e Teoria do Design e o 'meu' horário, que inicialmente iria para concurso com 14 horas, passou a 22...
Graças a isso eu tenho horário completo mas os miúdos, em Setúbal, com alguma destas disciplinas atrasada, andam a passear pela cidade se as quiserem concluir...
Ai, Milú, Milú, para onde nos levas tu?
Belos tempos os que vivemos.

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP