terça-feira, 30 de maio de 2006

Elvira

(Post completamente dedicado à Senhora Voadora)

A Elvira é uma osga grande e gorda que vive no nosso jardim.
É tão grande e tão gorda que o L diz que parece uma sardinha...
Avistada esporadicamente, só há cerca de 3 anos é que comecei a perceber que era sempre a mesma.
De Inverno não dou com ela mas, a partir desta altura, tem um percurso perfeitamente delineado e pode ser encontrada nos mesmos locais.
Não gosta que eu regue a sebe e muito menos que a molhe. Aos primeiros pingos de água desata numa correria em direcção ao telhado da garagem onde se refugia ou por onde passa para as traseiras para se ir esconder debaixo do grelhador ou da lenha.
Menina (*cof cof*) de cidade como sou fiquei horrorizada quando para aqui vim e me deparei com tanta vida selvagem. Os pássaros, borboletas, caracóis, bichos de conta suportam-se com facilidade mas foi só com algum esforço (de mentalização, leia-se) que passei a tolerar as lesmas e as osgas. Às lagartixas, no entanto, acho-lhes graça, parecem umas malucas esgazeadas a fugir à nossa frente e os miúdos também acham piada acompanharem-lhes o crescimento pois começamos a avistá-las com 2 ou 3 centímetros de tamanho.
Temos uma coabitação saudável, eu e estas criaturas. À excepção dos caracóis e dos bichos de conta que entram em casa nos bolsos dos miúdos (ou na boca... quando eles eram pequenos) todos os outros sabem bem que da soleira da porta não passam, sob pena de morte. O jardim, território deles por excelência, é partilhado civilizadamente. Sobretudo com a Elvira, somos muito civilizadas as duas... ela chega e eu parto...
Ora para meu espanto, hoje descobri que a Elvira tem descendência. A regar a sebe lá dei de caras com a Raquel (não foi bem de caras porque, tal como a mãe, desatou a fugir à frente do jorro de água)...
Fica aqui, para a posteridade, a fugir pelo muro, utilizando exactamente o mesmo percurso da progenitora, para ser avistada horas mais tarde debaixo do grelhador.
Espero que receba as adequadas coordenadas da mãe e que seja uma menina cumpridora e bem comportada já que, porta adentro, não terá salvação.
Vou passar o Verão atrás delas para satisfazer a curiosidade da minha Amiga. Pode ser que apanhe a dona Elvira a jeito e aí sim, vocês verão o que é uma Senhora osga!


Actualizações várias

Estar fechada em casa nem sempre tem vantagens.
Engana-se bem quem acha que eu não fiz mais nada durante este tempo que passou sem ser ler e dormir. O facto de estar em casa, devia dar para fazer mil e uma coisas que simplesmente não consegui (e ler e dormir foram algumas delas...).

A M. começa agora a ficar melhor. As borbulhas já começaram a secar mas não me pouparam a uma crise de choro (às escondidas dela) a pensar que ela ia ficar muito marcada. É que eu nunca tinha visto a varicela 'atacar' tanto uma pessoa na cara como aconteceu com a minha pequenita. Não exagero se vos disser que na 3ª feira passada eu não tinha 2 centímetros na carita dela onde dar beijinhos. Quando ela queria miminhos ficávamos agarradinhas as duas e pronto. Não lhe podia fazer festas pois doía-lhe o corpo todo e não lhe podia dar beijinhos pois quase não tinha espaço para isso.
Comia mal porque até dentro da boca tinha borbulhas, dormia pior porque fazia febre à noite e só encontrava alívio e satisfação num banhito de imersão morno que eu lhe preparava a meio da manhã e/ou da tarde com (imagine-se) Farinha Maizena. Nem imagino a conta da água deste mês...
Pronto, está quase para trás das costas e quero ver se na 5ª feira já vou trabalhar! Next!

A horta continua a andar bem. As alfaces já se comeram todas e as últimas foram congeladas para fazer sopa pois como não estavam plantadas à sombra estavam a ficar muito rijas.
As cebolas e o alho francês estão a ficar lindos e já temos tomates (ainda umas bolinhas de golf todas verdes). 'Nos entretantos' também plantámos abóboras, courgetes, beringelas, melancias e melão. Assim que eu tiver 'ordem de soltura' tiro fotos para mostrar. Next!

As obras em casa também vão andando embora mais devagar do que desejávamos pois temos tido os fins de semana ocupados, fora de casa, e temos perdido tempo com isso.
O L. Já modificou a inclinação do telhado da garagem que era mínima e metia água. Falta 'só' avançar o portão (porque a aumentámos) e erguer a divisória interior. Resolvemos dividir a garagem (que nunca usamos como garagem) para fazer uns arrumos no fundo onde colocar aquelas tralhas sasonais que não têm espaço, dentro de casa, quando não estão a ser utilizadas (malas de viagem, cadeiras de exterior, casacos de inverno, cobertores, edredons, etc). O espaço vai ainda servir para podermos 'brincar' com os nossos brinquedos (máquina de costura e ampliador fotográfico) sem termos de os estar a arrumar e desarrumar.
Depois disso ainda trataremos do mini-jardim com que ficámos nas traseiras, do jardim da frente que andou esquecido com tanta ocupação e que já tem mais palha que relva e ainda temos as portadas de madeira para cuidar e a casa para pintar (por fora) que precisa há muito...
E pronto, calo-me já senão tinha de criar outro blog só para falar das obras e arranjos que já fizémos e que ainda gostaríamos de fazer... Next!

No meio disto tudo e da atenção e cuidados que a M precisa (já não posso com banhos, cremes, xaropes e termómetros!!) trata-se de tudo o resto. Leva-se o M à escola, gerem-se compras (complicado quando não se pode sair à rua...), refeições, trabalhos de casa, atenção ao rapazito menor que anda carente de mimos, tudo conciliado com noites mal dormidas e um calor que só hoje começou a aliviar.
Enfim... ler e dormir é que não mas como estes dias de sol começaram a secar as flores da sebe, mais cedo, as Maias partiram e já posso, finalmente, abrir a minha caixa do correio!!!
:P

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Temos pena!

Eu pelo menos tenho. E muita...
De quê?
De não conseguir ir trabalhar tão cedo como esperava e desejava.

E tenho pena por dois motivos.
Primeiro é porque se não vou é porque a minha pequenita não está assim tão melhor que possa ir já para o infantário. Foi muito atacadinha pela varicela e, infelizmente para ela que pode ficar com marcas, na cara (não, que ideia, não sou nada mãe vaidosa dos seus pintinhos!).
Tem feito febre de noite e anda murchita de tão drogada pelo Atarax. Vai dormindo sestas com fartura e assim, pelo menos, não se coça e 'põe as noites em dia'.
Segundo é porque sei que os meus alunos queridos anseiam pelo meu regresso. Do mal o menos e antes a minhas aulas que as aulas de substituição, não é?! lol
Mas pronto, nem tudo são más notícias.
As boas é que ela largou (por breves momentos, diga-se) o irritante do Noddy e apaixonou-se por umas certas galinhas...
Esta semana tenho tido sessões contínuas de 'Afoga as galinhas'.
Não conheciam este, pois não? Então, tumbs up, estão sempre a tempo!

quarta-feira, 24 de maio de 2006

9 anos

Ou 16 anos, 6 meses e 7 dias...
(dependendo de quando quiseres começar a contar)
Amo-te
:)

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Varicela

Estou em casa 'de castigo'.
Tenho a minha pequenita com varicela e, pelo menos durante uma semana, não posso ir trabalhar.
Se por um lado dá jeito despachar estas doenças de miúdos o mais cedo possível, por outro faz-me tanta diferença.
Logo agora que estamos a um mês do final do ano lectivo e que não me dá jeito nenhum estar a faltar. Tenho os miúdos com trabalhos para acabar e alguns com notas para levantar.
Também sei que eles gostam das minhas aulas e que elas acabam por funcionar como um escape para as outras. Acho que vou sentir tanta falta (de alguns) deles como eles de mim...
Ainda por cima amanhã ia ter 'aquela' visita de estudo...
*suspiro*

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Eh pá!

Lembram-se daquele meu dia muito maçador da semana passada?
Aquele em que passei a manhã a andar e a tarde toda na praia?
Esse mesmo.
Pois, soube hoje que parece que o vou repetir na próxima 3ª...
Não deve haver muita gente disposta a aventurar-se nessas coisas e os meus colegas 'dispensaram' todos essa Visita de Estudo.
Oh, que pena!
Ainda por cima desta vez, além da caminhada, da canoagem, do rappel e da escalada também vai haver Slide... que chatice.
Não há mais turmas, não?
:P

Não estou para ninguém

Tenho a sebe em flor...

Durante pelo menos umas duas semanas escusam de me mandar cartas, postais OU até contas para pagar.
Com o abelhedo que anda para ali a alimentar-se podem tirar o cavalinho da chuva que quem não vai lá enfiar o braço para abrir a caixa do correio sei eu quem é!
Faz de conta que fui de férias...
Depois tenho a trabalheira de ir pagar as contas a outro lado mas paciência... Deixem lá as 'Maias' comer em paz.
:P

terça-feira, 16 de maio de 2006

Travelling bags...

Entre as coisas que NÃO gosto de fazer, contam-se, sem dúvida, as malas...
Em miúda fiz ginástica, primeiro de competição e depois de representação. Entre provas, estágios ou apresentações perde-se a conta das vezes que estive fora e que tive de fazer... malas.
Antes de casar ainda trabalhei e vivi em Aveiro. Ia e vinha todos os fins de semana... mais duas malas por semana, durante dois anos. Que bom...
Fazer, desfazer, refazer, pôr para lavar, arrumar. Grrrrrr
Uns dias antes de ir para fora já ando irritada ante a perspectiva de ter de as fazer.
Apetece-me ir, claro, agora as malas... que seca.
Desconheço por completo o conceito de travelling light e sou uma pessoa 'faltada de paciência'. Assim sendo começo sempre por fazer as malas dos miúdos (enquanto ainda estou 'fresca' e não demasiadamente irritada). Escusado será dizer que, para eles, levo sempre o dobro do que preciso. Dava para 4 ou 5 filhos.
Depois segue-se o juntar das coisas do L. (que também não gosta lá muito de fazer malas e delega em mim essa responsabilidade). Aí já me começo a chatear e já deixo sempre qualquer coisa para trás (meias, os chinelos, o fato de banho... qualquer coisa).
Quando chega à minha vez já entrei na fase do 'que se lixe' e agarro umas coisas à pressa e enfio lá para dentro. Não é raro chegar ao destino sem pijama, sem fato de banho, apenas com o calçado que tenho nos pés, sem qualquer coisa que faça mesmo falta ou com um exagero do que não preciso (tipo 10 cuecas para três dias ou apenas t-shirts e nem calças nem saias, nem calções, nem nada).
Bom, bom mesmo era agarrar nos óculos escuros e ala. Quando chegasse ao destino comprava-se tudo de novo e pronto.
Já agora, na volta, também se podia deixar tudo lá para não ter de se embalar para chegar a casa e desembalar, lavar, arrumar...
*suspiro*
Na 5ª de manhã cedo vou para fora 4 dias. Ninguém me quer cá vir fazer a mala, não?
:P

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Já se comem

25 Março oooooooooo 11 Abril oooooooooo 15 Abril oooooooooo 12 Maio


*Aviso à navegação: conversa nojenta*


Há algum tempo que eu tinha deixado de comer alfaces.
A razão é simples... Não sei que raio lhes 'enfiavam', fosse para as manter bonitinhas, fosse para elas crecerem mais depressa. O que sei é que se as comesse ao jantar levantava-me invariavelmente a meio da noite para as vomitar. O meu estômago processava a refeição mas as alfaces que as comessem vocês. Parecia-me incrível como é que eu fazia a digestão de tudo o resto e 'aquilo' ficava de lado, à espera do meio da noite para sair, mas era mesmo assim.

Acabou! Agora posso comer salada às horas a que me apetecer.
Sem corantes, sem conservantes, sem adubos químicos, sem pesticidas. O estômago não se queixa, o meu 'sono de beleza' também não.
Passo pela horta a caminho de casa e dá-me vontade de rir o modo como 'roubo' à terra uma ou duas alfaces para o jantar (parece que ando à chinchada num terreno que não é meu!).
A horta continua a crescer e sem dar trabalho nenhum.
Estamos da fase do 'regar e deixar andar'...
Vai uma alface?
:P
Foto: Alfaces da minha horta

Que Fim de Semana bom!



Delicioso, mesmo.

Os miúdos continuam a crescer e tão depressa que há dias que acho que me escapa alguma coisa... Outros há em que não paro e acho que me sabia tão bem descansar sem os ter por perto para logo me arrepender a pensar no que ia perder.

Embora o fds tenha começado um pouco mal pois não pude estar com uma Amiga que vive lá longe e nos veio visitar estiquei os dois dias de descanso ao máximo. Decisão prioritária - casa: atenção zero!

Consegui estar com os meus pintinhos e, embora não tenhamos feito nada de especial, gozámos a companhia uns dos outros. Beijos e abraços com fartura (e se as bochechas deles estão boas!) e vimos o 'Valace e o Grómito' (Obrigada, A.) no sábado à noite, às escuras e abraçadinhos no sofá. Viva o Coelhomem!

Eles brincaram 'até fartar' durante todo o fim de semana. No domingo, ainda andaram de bici com o pai (depois de dormirmos uma sesta juntos!!!) e eu consegui ver 1º dvd TODO da Season 1 da série Without Trace. E quando digo todo, digo mesmo todo! 4 horas inteirinhas roubadas aqui e ali, entre o sofá, as compras e as panelas. Não sei há quanto tempo não via tanta 'televisão' (não foi bem tv porque tive de o ver no PC já que o comando do dvd continua avariado).

Deitaram-se tarde depois de uma bela banhoca e, a pedido da M, mudei-lhes a posição das camas (a gente por aqui gosta de ir variando). Basta tão pouco para eles ficarem contentes...

Na próxima 5ª vamos para fora, rumamos ao sul por 4 dias e eles estão tão ansiosos que já começaram a 'fazer as malas'. A M já 'embalou' fraldas, bonecos fofinhos (para dormir) e bolachas. Está servida! O M preocupa-se com as questões práticas de outra ordem e já fez a lista das 'comidas'. Estes três dias até partirmos vão passar num instante. Eu ainda tenho um monte de coisas por fazer mas não vão custar nada ante a perspectiva do que lá vem.

Com tantas outras coisas e como os dias continuam só com 24 horas não consegui ler nada mas ainda acabei o domingo a falar com um Amigo que está longe.

Yeeeee. O sol está de volta.

sexta-feira, 12 de maio de 2006

Hummmmm

:)
6ª feira...
Descanso...
L. a trabalhar e Pintinhos, só comigo, 60 horas seguidas...
Me happy, you Tarzan...

terça-feira, 9 de maio de 2006

Dia difícil o meu...



Difícil, mesmo... É que nem vos digo nada.
A manhã toda passada no Castelo de Sesimbra e a descer a encosta desde o castelo até à praia, embrenhada no bosque até ao pescoço e feliz por ajudar e ver as 'miúdas' a vencerem os seus medos e a fazerem o que não se julgavam capazes. A tarde toda na praia a supervisionar actividades como canoagem, escalada, orientação e resistência física.
Eu também nunca tinha feito o percurso da manhã e adorei. Estou desejosa de o voltar a experimentar com o L ou com outros amigos. Gosto de me enfiar assim bosque adentro sem saber onde vou sair...
Os miúdos voltaram para casa completamente moídos mas contentes que eu sei lá.
Eu também. :)))
Mais fotos AQUI.

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Tão somente...

Uma miúda feliz

que tem uma 'bici' nova
que adora cô-d'roja
que tem umas bochechas deliciosas para dar jinhos
que é um amor
que é MINHA!

13 de Maio

Hoje partiram da minha Paróquia mais de 100 peregrinos para fazerem o percurso a pé de Fernão Ferro até Fátima.
Ora se de Lisboa a Fátima são +/- 147 Km, daqui serão pelo menos 180... talvez mais pois vão 'por baixo' já que não atravessam a Ponte 25 de Abril. Gente de coragem, portanto.
Seis dias a andar e bem, a dormir não sabem onde, com os desconfortos inerentes. Hoje despedi-me deles às 8 da manhã e é curiosa a mistura de sentimentos que se sentem no ar.
Boa viagem, Amigos.

sábado, 6 de maio de 2006

4, 8, 15, 16, 23, 42

Tenho acompanhado esta série com uma total desorganização. Comecei por vê-la no canal Fox e depois num qualquer canal português (nem sei qual). Ainda me ri várias vezes com o L. a entrar na sala (sem saber qual dos canais eu estava a ver) e a perguntar 'então mas este não estava não sei onde?', 'então mas já estão em terra, já se salvaram?', 'então mas, ontem, este não estava todo "escavacado"?
Episódio para trás, episódio para a frente e lá pifou a linha condutora.
Quem me conhece sabe que sou daquelas pessoas que não resiste a tramas muito densas, vou logo a correr ler o final dos livros para depois o conseguir ler nas calmas a pensar 'hum, então é este, então foi assim...'.
Sou curiosa, sim. Pronto. E daí? Ao contrário de muitos não me incomoda nada conhecer 'os fins'.
Quando quero muito, muito saber o que se passa acabo por ler quase na diagonal, até chegar onde quero e perco metade do conteúdo. Por isso, para poder aproveitar melhor o livro ou a série em questão, há umas certas meninas que me aturam e, de vez em quando, lá recebem uns sms com perguntas sobre o que estou a ver ou ler.
No caso desta série EU acho que a trama está a ficar tão embrulhada, tão embrulhada e estes senhores têm tanto para 'me' explicar, que só espero que consigam ir mantendo o enredo em vez de o complicarem ao ponto de me fazerem perder o interesse. Espero que não acabe por ser daquelas que enrolam tanto para, depois, resolverem tudo à pressa no último episódio.
'Nos entretantos' e como o novelo tem cada vez mais fio e pontas soltas e eu não posso perguntar o fim a ninguém (lol) acho que tenho de esperar que se avance mais para então, sim, começar a ver tudo de seguida, descansadinha que VOU, in fact, perceber tão tarda.
É que, bolas, há dias que vou dormir a pensar no lado para que 'aquilo pode cair'. Raio do botão!
Get Lost!

sexta-feira, 5 de maio de 2006

:P

quarta-feira, 3 de maio de 2006

É verdade...

Digam-me lá se 'isto conta para alguma coisa':
*belas camas (esticadinhas como ninguém),
*bolos deliciosos (que cá em casa não duram dois dias),
*tartes apetitosas (maça, frango, atum, bacalhau, legumes, you name it!),

*tiro a loiça da máquina (à lá Speedy Gonzales),
*máquinas de roupa com fartura (perco a conta às que faço por semana),
*pagar contas (água, luz, visa, casa, creche, irs e o que mais houver),
*amocinhos, jantarinhos e (especialmente) 'lanchinhos a todá- hora',
*entreter os miúdos (leia-se banhos, pijamas, histórias, mochilas, roupas and so ever..),
* and on, and on, and on...
Pronto, há dias que ainda consigo uns minutinhos extra para fazer mais qualquer coisa que me dê prazer e que não sejam só 'obrigações' (arraiolos, vidros, etc) mas nada que consiga levar muito a sério por não arranjar tempo em condições para me dedicar a essas coisas.
Vá, expliquem lá como é que se ganha dinheiro a fazer isto, por muito bem que se faça?!

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP