sábado, 20 de setembro de 2008

Já seria de esperar...

... que vida de contratado tem a constante da mudança. Isso pode não ser negativo. Às vezes...
O que eu não queria esperar é que a mudança fosse sempre para pior.
O 'inesperado' acontece sempre e este ano a surpresa é a desorganização total.
Dou aulas desde 99 e vou na 'minha' 6º escola. Nunca me deparei com nada assim.
Fotos dos alunos nos livros de ponto ainda não existem.
A relação dos nomes, nalgumas turmas, idem. Só tem vindo às aulas quem quer pois se eu não lhes conheço as caras nem sei se a turma acaba no 24, 25, 28 ou em outra numeração qualquer, vou marcar falta a quem?!
Conselhos de turma para o 3º ciclo não estão marcados. Só para os cursos profissionais.
Reuniões de Departamento idem. Só sei que o meu grupo tem 3 pessoas. O departamento não conheço.
Caracterizações de turma para realização de PCTs não existem.
A avaliação de professores indica que se façam testes diagnósticos para posteriormente poder constar no nosso relatório a evolução dos alunos... Isso é tudo muito certo se houvesse fotocópias... Ora com 7 turmas x +/- 24 alunos eu não vou tirar fotocópias do meu bolso.
Fui apresentar-me e o presidente do conselho directivo está de férias (por isso é que os professores não têm código para tirar fotocópias...)
Tenho 4 níveis. Três 7ºs anos, um 10º e um 11º anos de cursos profissionais e... ganhei o bónus de ter dois 5º anos. Ora eu não só não tenho habilitação para dar 5ºs anos (será isto a maximização da rentabilidade da formação dos docentes?!) como a colega que dá a disciplina comigo (é uma disciplina dada com par pedagógico) é professora de secretariado dos cursos profissionais e do ensino nocturno e ainda por cima tem uma capacidade auditiva reduzidíssima...
Se eu só desse aulas ao secundário deveria ter um horário de 20 horas lectivas. Se só desse básico deveria ter 22 horas lectivas (Artº 77 do ECD*). Fui colocada num horário de 22 horas e chego à escola e afinal são 26 horas lectivas! Dou básico e secundário e tenho 26 horas!
Está também visto que na realização do meu horário foi completamente assegurado o necessário equilíbrio global para garantir um elevado nível de qualidade ao ensino (Artº 78 do ECD) já que para além de 4 níveis e 4 disciplinas diferente, à 6ª feira eu dou 5 blocos de 90 minutos seguidos quando a lei diz que é vedada ao docente a prestação diária de mais de cinco horas lectivas consecutivas, ou seja, 3 blocos de 90 minutos. Mas pronto, tenho uma hora de almoço e devem achar que é descanso suficiente depois dos 3 blocos da manhã e antes dos dois da tarde. Esse intervalo de uma hora deve servir para se interpretar que as 8 horas não são seguidas...
Ontem foi 6ª feira. Entrei às 8:30 e saí às 17:45. Ainda só fiz apresentações (que são aulas mais informais) e já cheguei ao fim do dia tipo zombie. Quero ver para a semana, quando já começar a dar aulas/matéria 'a sério', como é que vai ser. Devo ter a "carrinha branca equipada com um colete de apertar atrás" à minha espera, à saída, não?
Também gostava de saber com 26 horas lectivas onde é que vou arranjar tempo para preparar aulas para 4 níveis diferentes?!
Tenho a noites todas? Ah pois é, tinha-me esquecido... deixar de dormir é sempre uma hipótese.
Desorganização total é o que vos conto...
Mas pronto, a Srª ministra pode encher a boca e dizer que o ano começou em todas as escolas.
Pois sim... Nestas condições eu não sei é como é que vou chegar ao Natal quando mais ao fim do ano...

4 Sementes:

Anónimo 6:37 da tarde  

É uma escola pequena? Mesmo se for, não há nada que justifique tamanha desorganização.

Essa do presidente estar de férias, é demais! Que altura mais adequada para ir a banhos. eheh

Cenoura 7:14 da manhã  

Escola pequena que nada!!!
É desorganização mesmo!
Duas turmas de 5º
Três turmas de 7º
Um CEF de 8º
Um CEF de 9º
Catorze 10ºs anos
Dez 11º anos
Nove turmas de 12º
Dois CEFs à noite e
Dois EFAs à noite

Tânia 1:03 da tarde  

Animado, este ano... uiii
Pensamento positivo, tudo se há-de compor!

fantasma 3:31 da tarde  

:oS Nem sei que dizer...
Ânimo, amiga.

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP