quinta-feira, 9 de abril de 2009

À procura do folar perfeito...

As Páscoas pedem folares...
E eu que adoro bolos fintos! Assim tipo o bolo rei mas sem as frutas, estão a ver a ideia?
A receita que tenho de folar não é uma, são duas. Uma é uma receita tradicional dum folar delicioso que se faz na Roda de Cardigos, do concelho de Mação e a outra, bem a outra é uma espécie de Panetone que nós fazemos no Natal (e do qual eu já falei em 2006) e que é de comer e chorar por mais.

Bem, esta Páscoa eu queria uma receita mais fácil de fazer, uma que, sobretudo, não levasse tanto tempo a levedar. Procurei, procurei e dei com uma no blog Pão, Bolos e Cia. que me encheu o olho. Especialmente porque se batia e leveda na Máquina de Fazer Pão, em apenas uma hora e 50 o que facilita imenso essa primeira parte.

Quando experimento uma receita nova tenho por hábito fazê-la exactamente 'como me mandam' para ver o resultado e só nas vezes seguinte é que introduzo alterações. No entanto, quando fiz esta pela primeira vez retirei logo a erva-doce à receita original com receio que os miúdos não lhe achassem muita piada. Também não a fiz com os típicos ovos em cima pois não acho graça e, cá em casa, somos muito pouco voltados para as proteínas animais (já chegava o ovo que 'ia lá dentro'). Também utilizei farinha Branca de Neve em vez da farinha T65 sem fermento que indicava a receita se bem que tenha acrescentado, na mesma, o fermento seco que a receita indicava.
Aconselho. Experimentei e gostei. Deu um folar grande de quase 1 kilo e 200. Os miúdos acharam pouco doce mas mesmo assim comeram-na toda entre lanches e pequenos-almoços.
Amanhã vou estar com os meus dois afilhados de baptismo e em vez de amêndoas vou levar-lhes um Folar como manda(va) a tradição. Achei que era uma ideia com piada, um folar feito pela madrinha em vez dumas quaisquer amêndoas-como-manda-a-praxe compradas à pressa num qualquer-hipermeracado-perto-de-si mas introduzi mais alterações.
Como não é cá para casa fiz a receita um pouco mais doce (acrescentei 50 gr de açúcar), pus dois ovos em vez de apenas 1 e adicionei raspa de limão. Ainda anda ali às voltas na MPF e já cheira bem. Depois logo vos digo como saiu. :)

Deixo-vos aqui a receita e a fotografia originais:



FOLAR DE PÁSCOA

INGREDIENTES
Para a massa:
250ml de leite morno
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 ovo
110g de açúcar
570g de farinha T65
1 colher (café) de erva-doce em pó
1 colher (café) de canela em pó
100g de manteiga ou margarina amolecida
Para decorar:
ovos cozidos em casca de cebola1 ovo (para pincelar)
PREPARAÇÃO
1. Cozer os ovos em água com cascas castanhas e secas de cebola e sal. Escorrer e reservar.
2. Na cuba da MFP, juntar os ingredientes pela ordem mencionada. Seleccionar o programa "Massa" e deixar prosseguir até ao fim. A massa no início parece pegajosa, mas com o amassar irá ficar macia, elástica e desprende-se.
3. Retirar a massa e separar desta um pedaço equivalente a uma tangerina, para a decoração.
4. Na pedra enfarinhada moldar uma bola com a massa do folar, enrolando os lados para baixo e para dentro, tornando a superfície lisa.
5. Enfarinhar um tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e moldar o folar. Com a mão fazer no centro as covas para os ovos. Colocar os ovos fazendo pressão para que se enterrem. Dividir a massa, que foi separada para decoração, em número igual ao dos ovos usados e fazer rolinhos em cada porção. Dividir cada rolo a meio e fazer uma cruz em cima de cada ovo. Com o dedo empurrar as extremidades dos rolos, como se estivéssemos a fazer um furo na massa. Pincelar com o ovo batido e deixar descansar 15min. enquanto o forno aquece.
6. Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC durante 30-35min. Retirar e deixar arrefecer numa rede.

Boa Páscoa!

7 Sementes:

Anónimo 4:19 da tarde  

Hey, eu quero é foto do teu folar. É que por acaso também andei a cobiçar a receita mas sem os ovos que eu não acho piada ter os ovos em cima.

Cenoura 4:30 da tarde  

O primeiro ficou um pouco escurinho por cima porque eu fiz no forno eléctrico e distraí-me um bocadinho.
Prometo que vou tirar foto hoje que o vou fazer no forno grande (o do fogão).

bell 4:19 da tarde  

Também adoro este género de bolos fintos e com pouco açúcar. Durante muito tempo o meu bolo preferido era umas merendas que, na terra da minha mãe (curiosamente muito perto da Roda de que falas), se costumam oferecer pelos casamentos. Nunca experimentei fazer folar, mas confesso que o teu post me deu vontade de experimentar.

bio_geo_esds@ 10:02 da tarde  

Obrigado pela visita e pela experiência.
A farinha T65 faz a diferença nestas massas. Pode ser aí uma causa na consistência da massa.
O fermento que usaste foi tipo fermipan, certo, se for fermento fresco (padeiro) usar 25g.
Se juntaste 1 ovo a mais, reduzir o volume equivalente de leite.
Quanto à erva-doce moída dá-lhe o sabpr característico dos folares daqui. E não tenhas medo que os mais pequenos gostam, quer os de casa, quer todos os outros. Também já usei a raspa de limão e fica bem, mas não dispenso a erva-doce.

O facto de não crescer muito pode ser por a massa estar muito líquida, e alarga, a farinha T65 na quantidade indicada resolve.

Boa Páscoa.

Mariana 12:54 da manhã  

(a despropósito: encontrei este blog e achei que ias achar graça:

http://feasting-art.blogspot.com/

beijo *)

bell 9:18 da tarde  

Experimentei fazer o folar. Aliás, a massa era tanta que fiz 4. Segui outra receita porque não tenho máquina de fazer pão e teve de ser à moda tradicional. A massa levedou por 3 vezes, foi preciso um dia inteiro para os fazer, mas valeu a pena, eram muito saborosos. Não consegui foi "pintar" os ovos. É preciso pôr muitas cascas de cebola? Só pus 3 ou 4.

Anónimo 12:57 da tarde  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP