... os 120 anos sobre o nascimento de Agatha Christie.
:)
Nascida Agatha May Clarissa Miller em 15 de Setembro de 1890, Agatha Christie (Torquay, 15 de Setembro de 1890 - Wallingford, 12 de Janeiro de 1976) é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime. Os seus livros venderam bilhões de cópias em inglês, além de mais alguns biliões em línguas estrangeiras, totalizando mais de 4 biliões. É a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. É a autora de mais de oitenta romances policiais e colecções de pequenas histórias, dezanove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Agatha foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o culpado.
Casou-se pela primeira vez em 1914, com o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores. O casal teve uma filha, Rosalind, e divorciou-se em 1928.
Durante a 1ª Guerra Mundial, Agatha trabalhou em um hospital e numa farmácia, funções que influenciaram seu trabalho: muitos dos assassinatos em seus livros foram cometidos com o uso de veneno.
Em 1930, casou-se com o arqueólogo Sir Max Mallowan. Mallowan era 14 anos mais jovem que a escritora, e suas viagens juntos contribuíram com material para vários de seus romances situados no Médio Oriente. O casamento duraria até a morte da escritora. Em 1971 recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico.
Agatha Christie morreu em 12 de Janeiro de 1976, aos 85 anos de idade, de causas naturais, na sua residência - Winterbrook, em Wallingford, Oxfordshire. Está enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon.
A única filha da autora, Rosalind Hicks, morreu em 28 de Outubro de 2004, também com 85 anos, de causas naturais. Os direitos sobre sua obra pertencem agora a seu neto, Mathew Prichard.