sábado, 7 de janeiro de 2006

Livros e mais livros

Quase toda a gente que sabe que eu gosto de ler, sabe que adoro livros que, de alguma forma, estejam relacionados com a História da Arte, quer seja com as próprias obras quer com a vida dos autores das mesmas. Sem que isso me seja entediante leio tudo o que me passa pelas mãos relacionado com estes assuntos talvez em busca do livro perfeito… Nalguns esse assunto não é o tema principal do livro mas apenas levemente focado… o suficiente para despertar a minha atenção.

Ora algumas das minhas amigas conseguiram fazer uma lista de livros amados e detestados, lidos em 2005 e eu até achei piada à ideia mas não tenho paciência para isso. Elas inspiraram-me, porém, a tentar fazer outro tipo de lista. Acontece que é uma lista que, talvez, só me interesse a mim e a mais ninguém por ser tão específica mas também não faz mal. Para que servem as listas, senão para a gente se entreter, não é?
Por não ser assim tão extensa não me limitarei aos que li este ano.

Eis pois a minha lista temática dividida por categorias (do que gostei mais para o que gostei menos… caso não percebam a teminologia! lol):

Preserve-se-já-a-espécie-para-não-desaparecer:

  • Rapariga com brinco de pérola, Tracy Chevalier (pintura)
  • The Lady and the Unicorn, Tracy Chevalier (tapeçaria)
  • The Artemisia Passion, Susan Vreeland (pintura)
  • Iacobus, Matilde Asensi (arquitectura e escultura)

Aproveite-se-a-semente-a-ver-se-dá-outros-igualmente-bons-ou-melhores:

  • The girl in hyacinth Blue, Susan Vreeland (pintura)
  • A Árvore do Céu, Edith Pargeter (arquitectura e escultura)
  • Memorial do Convento, José Saramago (arquitectura)
  • Os Apanhadores de Conchas, Rosamunde Pilcher (pintura)
  • O Segredo de Monalisa, Dolores Garcia (pintura)

Semeie-se-e-cuide-se-em-estufa-a-ver-se-o-próximo-sai-melhor:

  • O Menino de Bruges, Gilbert Sinoué (pintura)
  • Landscape of lies, Peter Watson (pintura)
  • A Tábua da Flandres, Arturo Pérez-Reverte (pintura)
  • A Pele do Tambor, Arturo Pérez-Reverte (arquitectura)
  • Angels & Demons, Dan Brown (arquitectura e escultura)
  • A Caverna, José Saramago (cerâmica)
  • O Segredo da Última Ceia, Javier Sierra (frescos)

Adube-se-e-regue-se-com-fartura-para-ver-se-vingam:

  • The Cup of Light, Nicole Mones (porcelana)
  • The Color of Heaven, James Runcie (frescos)
  • O escândalo Modigliani, Ken Follett (pintura)
  • The Maid’s Request, Michèle Desbordes (pintura)
  • A infanta e o Pintor, Jean-Daniel Baltassat (pintura)
  • O Mistério do Quadro Desaparecido, Blue Balliett (pintura)
  • A Febre das Tulipas, Deborah Moggach (pintura)

Usem-se-para-estrume:

  • A próxima vez, Marc Levy (pintura)
  • A tempestade, Juan Manuel Prada (pintura)
  • Rembrandt’s Whore, Sylvie Matton (pintura)

Felizmente este tema não se esgota aqui (deve estar na moda tal como parece estar o tema dos 'manuscritos') já que ainda tenho no meu monte TBR (To-Be-Read) estes aqui para me acompanharem nas noites frias à lareira ou nas tardes mornas na esplanada:

  • Pillars of the Earth, Ken Follett
  • O Ícone Sagrado, Neil Olson
  • The Forest Lover, Susan Vreeland
  • The Painter, Sarah Davenport
  • The Birth of Venus, Sarah Dunant
  • The Illuminator, Brenda Rickman Vantrease
  • Caravaggio, Christopher Peachment (WL)
  • The Bernini Bust, Ian Pears (WL)
  • The Raphael Affair, Ian Pears (WL)
  • The Painted Kiss, Elizabeth Hickey (WL) 

Se quiserem comentar algum ou sugerir qualquer outro… be most wellcome.

:)

Fruit and Book, 1925, Juan Gris

13 Sementes:

Patrícia 11:32 da tarde  

Pois que eu gosto muito que facas esta listinha...da-me muito jeito!!

Ja ouviste falar do "painted kiss" da Elizabeth Hickey?? Trouxe-o hoje da biblioteca (estava la numa prateleira de destaque e olhou para mim;)), e e acerca do Gustav Klimt e do Kiss!
Acho que e o primeiro livro dela, mas depois digo-te qualquer coisa!

Patrícia 11:34 da tarde  

Tu ainda nao leste o "Pillars of the earth"?? O mulher, le, porque nao so a arquitectura e fabulosa, mas a historia em si e as personagens tambem o sao! Tornou-se um dos meus livros preferidos desde que o li, mas eu gosto muito de descricao de "vidas vividas" na idade media!

Cenoura 8:59 da manhã  

Eu sei que para algumas meninas, que gostam de ler 'sobre isto', este tipo de listas dá jeitinho sim. Ao menos vamos partilhando as nossas 'descobertas' ;)
Ah! E conto com a ajuda da Fflloorr, da Tho e da BlossomU para acrescentar a lista...

fantasma 11:48 da manhã  

Pois... venho eu para destoar... :o)
Desses todos só li o Rapariga com Brinco de Pérola (mas tenho lá o Unicórnio para este ano), Os Apanhadores de Conchas e o Anjos & Demónios. Não porque não goste de pintura/escultura/etc mas já sabes que eu e romances históricos... enfim... ;op

Gostei da categoria usem-se-para-estrume!! ;o)

fantasma 12:26 da tarde  

Eu sei que os Apanhadores de Conchas não é histórico, se o li!!! ;op
E gostei, ao ponto de querer ler mais da autora (tenho lá) mas não achei assim nada de extraordinário.

Nos Pillars of the Earth é que ninguém me apanha!! ;o)

fantasma 2:22 da tarde  

;op

Anónimo 5:10 da tarde  

Olá Cenoura do Lado! Sou uma espectadora atenta do teu blog.
Como é coisa q já mto me tinha passado pela cabeça fazer, decidi no inicio de 2006 criar o meu blog. Contudo tenho encontrado algumas dificuldades. Não sei se é possível dares uma ajudinha. Como é q consigo alterar os nome das áreas do meu blog, como "Abaute me", etc e colocalas em português e ao meu gosto? e posso movimenta-las para coloca-las pela ordem que quero?
Desculpa este comentário, não é propriamente o que devias estar á espera. Mas aproveito para dizer que acho faboloso o teu blog. Obrigada

Alex (The Sleepless Reader) 12:35 da tarde  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Alex (The Sleepless Reader) 12:37 da tarde  

(nova tentativa) Com quem e' que eu estive a falar sobre o "Pillars of the Earth" dar um grande filme? Tania talvez?

Nao e' este ano que o KF vai editar a sequela?

Tania Ho 10:15 da tarde  

Sim, Xana, foi comigo que falaste sobre o filme .. e há sequela ?? vou já reservar a minha cópia ;-)

Patrícia 10:43 da tarde  

Olha quem fala!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu é que não dou notícias...anhhhhhh!

Patrícia 7:36 da manhã  

Olha, eu punha o Painted Kiss que acabei de ler nos "Aproveite-se-a-semente-a-ver-se-dá-outros-igualmente-bons-ou-melhores", sem dúvida. Aqui fica mais uma sugestão para ti!
Beijocas

Cenoura 1:49 da tarde  

Ok, certinho, obrigada pela sugestão, vou acrescentar aqui, à wishlist e pôr ainda mais um que comprei aconselhada pela mady...

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP