terça-feira, 7 de julho de 2009

Avançar para onde?!




O ME veio hoje à boca cheia afirmar que foram colocados 30 mil candidatos nesta primeira fase dos concursos mas que ainda irá colocar mais 38 mil professores. Esqueceu-se foi de referir que esses 30 mil são maioritariamente professores efectivos que praticamente 'trocam de escola entre si'...

O que o ME também não diz é que dos cerca de 50 mil novos candidatos a vagas de quadro, só terão sido colocados cerca de 500, ou seja, cerca de 1%, ou seja, 99% dos professores que concorreram para ingressar em quadro não o conseguiram e 41% do total de docentes dos Quadros de Zona Pedagógica (que não são efectivos numa escola mas já eram afectados a uma zona) não obtiveram sequer colocação nos novos quadros criados (Quadros de Agrupamento).

O ME também se esqueceu de referir que essas futuras 38 mil colocações já não serão efectuadas em lugares de quadro mesmo que se venha provar que as vagas e as necessidades de colocação existem. Esses 38 mil, mesmo que necessários, continuarão a deambular pelo país fora nos próximos 4 anos sem poiso nem emprego certos.

Ficaram, portanto, por colocar milhares e milhares de professores QZP (que já eram efectivos numa zona Pedagógica e que agora não 'estão em lado nenhum') e de contratados que, tal como eu, são necessários mas que não conseguem ficar definitivamente em lado nenhum. Isto é mesmo só pra inglês ver ou para continuar a enganar os portugueses? Ah, já estamos em campanha!
Avançamos mesmo para onde?

3 Sementes:

bell 11:24 da tarde  

Hoje, uma colega efectiva numa escola onde nunca pôs os pés, e que mudou neste concurso para onde escola um nadinha mais perto queixa-se porque os DAR eram depois dos DACL. Eu fiz-lhe ver que ela tinha uma escola e os DACL não tinham, mas ela continuou a lamuriar-se. É como dizes, este concurso é para os QE esgotarem as vagas,muitas vezes a vaga que libertam até é fechada.

Loca 12:43 da manhã  

Sabes que agora os QZP não percebem quando têm que concorrer para a suposta afectação? Tenho que ir fuçar novamente a lei, ca ganda pôrra!

(Pa)Ciência 1:02 da tarde  

Não tem nada a ver com o post (apesar de concordar com ele!) mas a tipa "esverdeada" não parece a mulher do Tom Cruise?!

Counter

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP